Calculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



CURSO DE ENGENHARIA














Roteiro 4 - Movimento Uniforme

















Salvador - Ba
2013



CURSO DE ENGENHARIA

ANGELA ANDRADE LIMA
ERENILTON NUNES CAFÉ FILHO
FERNANDA JESUS MACHADOISABELLA SOUZA DE MELO PITA
JANETE OLIVEIRA DOS SANTOS
PAULO VINÍCIUS SOUZA GONÇALVES
RICARDO DE ARAÚJO LOPES







Roteiro 4 - Movimento Uniforme




Relatório Experimental da disciplina de Física 1 apresentado, como requisito parcial paraaprovação na disciplina, ao Professor Marcus Túlio F. Pinheiro, em Outubro de 2013.







Salvador - Ba
2013

LISTA DE ILUSTRAÇÕES


SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO
Cinemática tem como objetivo descrever como os movimentos se processam, isto é, indicar as posições que os corpos ocupam num intervalo de tempo e as variações das velocidades, que independem da causa desses movimentos.Divide-se em: movimento retilíneo uniforme , movimento retilíneo uniformemente variado, movimento de queda livre e movimento circular uniforme. Em outros termos, a cinemática busca estabelecer as formas geométricas das trajetórias dos corpos no espaço, se são retas ou curvas, e os intervalos de tempo levados para percorrer todos os segmentos dessas trajetórias.
Na Cinemática buscamos estudar:
•Deslocamento de uma partícula;
• Tempo levado para ocorrer um deslocamento;
• Velocidade média ou instantânea de uma partícula;
• Aceleração de uma partícula.

1.1 TIPOS DE MOVIMENTO UNIFORME

Movimento Retilíneo ocorre quando a trajetória é uma linha reta, e Movimento Uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, nomovimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais.
Podemos concluir que o Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) é definido como aquele que possui velocidade instantânea constante. Origina, imediatamente, da definição que a velocidade escalar média é também constante, para qualquer intervalo de tempo, ocorrendo a coincidência coma velocidade escalar instantânea. Isso é o mesmo quedizer que o móvel percorre uma trajetória retilínea e apresenta velocidade escalar constante.




2 OBJETIVOS
Reconhecer um M.R.U.
Construir o gráfico da variação de posição do móvel em função do tempo transcorrido (x versus Δt);
Determinar a velocidade média de um móvel;
Fornecer a equação horária de um móvel (em M.R.U.) a partir de suas observações e medições.

3 METODOLOGIA
3.1MATERIAIS UTILIZADOS

Plano Inclinado
Caderno
Lápis
Régua
Papel Milimetrado
Calculadora
Tablet



3.2 PROCEDIMENTOS

Utilizamosuma base de sustentação principal complano inclinado elevado o plano a 15° acima da horizontal , Um tubo contendo óleo e uma esfera de aço e uma bolha; um imã e um cronômetro.
Com o auxilio do imã posicionamos a esfera de aço na posição X0 = 0 mm emseguidaliberamos a esfera e ligamos o cronômetro e fazendo-o parar quando a esfera passa-se pela marca X1= 100 mm sempre utilizando a tabela proposta para as anotações. Logo depois, repetimos a operação para X2= 200 mm, X3 = 300 mm, X4 =400 mm, respectivamente.

Calculamos a velocidade média em cada um dos percursos com os dados obtidos e em seguida construímos o Gráfico x versus t do MRU.

4.EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
4.1 O PLANO INCLINADO

O plano inclinado é um exemplo de máquina simples. Como o nome sugere, trata-se de uma superfície plana ,rígida, inclinada em relação à horizontal, que serve para multiplicar forças e cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes.
Tábuas que se apoiam no solo por uma de suas extremidades e num caminhão pela outra, sobre a qual operários...
tracking img