Calculo i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA I.
O ALUMINIO.


O alumínio é encontrado na maioria das rochas, argilas, solos e vegetações combinado com oxigênio e outros elementos. o alumínio é o segundo metal mais usado, depois do aço. Todos os anos, é produzido mais alumínio do que todos os outros metais não ferrosos juntos,ele também é o terceiro elemento mais abundante - compreende 8 por cento da crosta terrestre. O alumínio seencontra na natureza, no subsolo, em formato de rocha.
No Brasil, nos estados de Minas Gerais, Pará, São Paulo e Maranhão, ele pode ser encontrado. Ele é usado na fabricação de panelas, componentes para produtos eletrônicos etc. Nos últimos 15 anos, a produção de alumínio no Brasil cresceu à taxa média de 3,9% ao ano, sendo de 3,2% ao ano na produção de metal primário e 10% ao ano a partir dareciclagem. O consumo aparente de produtos semimanufaturados no país elevou-se à taxa média anual de 6,4%. As exportações apresentaram avanço ainda mais expressivo, de 10,4% ao ano, o que viabilizou a elevação da oferta nacional desses produtos a um ritmo acelerado (7% anuais). Essa expansão expressiva da indústria do alumínio no Brasil se deu num ambiente de crescimento econômico relativamentebaixo.
Até 2015, o consumo mundial de alumínio deverá continuar se expandindo rapidamente. Recente estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) realizou projeções de elevação do consumo de alumínio para o Brasil e para o mundo em dois cenários distintos. O primeiro traduz o ritmo da atividade econômica em termos de demanda pelo metal, considerando a elasticidade-renda e o crescimento demográfico.
Nessecenário, o consumo mundial do metal cresce a uma taxa média de 3,7% ao ano até 2015, sendo que no Brasil esse movimento se mostra mais intenso, de 4,1% ao ano. O segundo cenário leva em consideração uma presença ainda maior das aplicações do metal, e, para o Brasil, também considera um ritmo de crescimento econômico maior, de 4,6% ao ano entre 2006 e 2015.
O Alumínio e o material mais recicladono Brasil, segundo dados do IBGE, as latas de alumínio têm o maior percentual de material reciclado devido ao alto valor de mercado da sucata de alumínio, associado ao elevado gasto de energia necessário para produção de alumínio metálico. As garrafas pet são o segundo material reciclado mais utilizado, 54,8% em 2008. A taxa de reciclagem do vidro vem se mantendo estável nos últimos anos, com 47%do total em 2008.  No mesmo ano, 46,5% do aço consumido na indústria vinham de latas recicladas. Já 43,7% do total de papel consumido na indústria é reciclado.
É importante reciclar o alumínio porque a reciclagem traz benefícios ao meio ambiente. O alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, quanto de sobras do processo produtivo. Pelo valor demercado, a sucata de alumínio permite a geração de renda para milhares de famílias brasileiras envolvidas, desde a colheita até a transformação final da sucata.









CARACTERISTICAS FISICO-QUIMICAS DO ALUMINIO.


A mais importante característica do metal é a de possibilitar uma perfeita conservação de produtos, requisito fundamental para qualquer embalagem de alimentosperecíveis. Principalmente nos dias atuais, em que as exigências em relação à integridade de produtos têm sido tão fiscalizadas, tanto pelos órgãos governamentais de defesa sanitária como pelos consumidores.
Por suas propriedades físico-químicas, o alumínio cumpre a função de barrar fatores externos que causam deterioração, como o oxigênio, a umidade, a luz e microorganismos. Além disso, esse material éinodoro e não deixa que cheiros internos saiam e os externos ingressem. Ademais, permite fechamento hermético; é atóxico, não-absorvente e anticorrosivo.
Com essas qualidades, uma embalagem de alumínio pode perfeitamente acondicionar, em contato direto, qualquer produto para consumo humano, sem causar danos ao organismo. Alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene e até rações para...
tracking img