Calculo renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CÁLCULO RENAL (ABDOMEN)
DEFINIÇÃO: O cálculo renal é uma massa sólida formada por pequenos cristais. Um ou mais cálculos podem ser encontrados nos rins ou ureteres ao mesmo tempo. As pedras no rimpodem se formar quando a urina contém certas substâncias em excesso. Essas substâncias podem criar pequenos cristais que se transformam em pedras. O maior fator de risco para cálculos renais é adesidratação.
Os cálculos renais podem não manifestar sintomas até que comecem a se mover pelos ureteres, tubos pelos quais a urina é levada até a bexiga. Quando isso acontece, os cálculos podem bloquear ofluxo de urina ao sair dos rins. Isso causa inchaço do rim ou dos rins, provocando dor. A dor normalmente é grave.
ETIOLOGIA: Os cálculos renais são comuns. Uma pessoa que já teve cálculos renaisfrequentemente volta a tê-los no futuro. É comum os cálculos renais aparecem em bebês prematuros.
Alguns tipos de cálculos tendem a ser hereditários. Alguns tipos de cálculos podem ocorrer com doençasintestinais, bypass intestinal para obesidade ou defeitos no túbulo renal.
Existem diferentes tipos de cálculos renais. A causa verdadeira depende do tipo de cálculo.
• Os cálculos de cálcio são osmais comuns. Eles ocorrem mais frequentemente em homens do que em mulheres e aparecem, em geral, entre 20 e 30 anos. Eles tendem a reaparecer. O cálcio pode combinar-se com outras substâncias, como ooxalato (a substância mais comum), o fosfato ou o carbonato para formar a pedra. O oxalato está presente em certos alimentos. As doenças do intestino delgado aumentam o risco de que se formem cálculosde oxalato e cálcio.
• Os cálculos de cistina podem aparecer em pessoas que têm cistinúria. Essa doença renal é hereditária e afeta tanto homens quanto mulheres.
• Os cálculos de estruvita sãoencontrados principalmente em mulheres com infecção do trato urinário. Essas pedras podem crescer muito e bloquear o rim, o ureter ou a bexiga.
• Os cálculos de ácido úrico são mais comuns em homens do...
tracking img