Calculo iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRATICA XI – DEFEITOS DE VISÃO
Diogo Gomes de Morais e Ivan Alfredo Schindler – 3002
FACULDADE ESTÁCIO RADIAL DE CURITIBA
diogomoraisg@hotmail.com

I. OBJETIVO

Determinar, experimentalmente, os efeitos causados através das lentes esféricas dos quais se subdividem em lentes convergente e divergente.

II. INTRODUÇÃO

A finalidade deste experimento é desenvolver a capacidade de prever a forma, otamanho e a posição das imagens formadas pelos defeitos da visão e compreender algumas das aplicações para correção.
Propondo uma atividade de reflexão cujo objetivo é a organização de seus conhecimentos prévios sobre formação de imagens na retina.
São sugeridos experimentos com a finalidade de desenvolver a capacidade de encontrar a posição de imagens formadas por dispositivos ópticos neste caso emespecial lentes esféricas.

III. METODOLOGIA

Os defeitos visuais e suas correções
Miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia esses termos são familiares, mas o que realmente significam? Em seguida, algumas definições simples para entendê-los melhor.
As três ametropias (defeitos visuais) são a miopia, hipermetropia e o astigmatismo.
A presbiopia (ou vista cansada) é uma alteração natural davisão de perto e que se manifesta em todas as pessoas a partir dos 40 anos. A Miopia o míope vê mal de longe, mas enxerga bem de perto. O olho míope é "demasiado longo" ou “demasiado forte”. A imagem se forma à frente da retina, e o cérebro recebe a imagem borrada.

Os sinais da miopia. A dificuldade para ver ao longe é a queixa mais frequente. Você franze os olhos para ver com nitidez de longe?O seu filho, ainda criança, escreve com o nariz colado no caderno? Não enxerga as placas ao longe quando dirige? Podem ser sinais de miopia.
Correção
A miopia é corrigida com uma lente côncava (negativa), que recoloca a imagem sobre a retina e restitui uma boa visão até o infinito.

Quanto maior a miopia, maior será a espessura nas bordas das lentes e maior será o peso. Mas hoje, graças à altatecnologia e aos materiais modernos, é possível oferecer lentes mais leves e finas, mesmo nestes casos.

A Hipermetropia

O hipermetrope vê em princípio melhor de longe do que de perto. Ao contrário da miopia, o olho é muito pequeno ou não suficientemente forte. A imagem se forma atrás da retina e o cérebro recebe imagem borrada.

Os sinais Fadiga ocular e dores de cabeça podem ser sinais dehipermetropia, sobretudo nas atividades para perto.
Uma hipermetropia baixa passa frequentemente desapercebida até os 40 anos, pois o olho se "acomoda" para estabelecer uma imagem nítida. Na criança, quando a hipermetropia é forte, ela é muitas vezes acompanhada de estrabismo, que deve ser rapidamente corrigido.
Correção
A hipermetropia é corrigida com uma lente convexa (positiva), que recoloca a imagemsobre a retina.

Ao contrário da miopia, as lentes para hipermetropes são mais espessas no centro do que nas bordas. A diferença de espessura é tanto maior quanto mais forte for a hipermetropia. Também existem materiais modernos que permitem lentes mais leves e finas para corrigir a hipermetropia.

O astigmatismo

O astigmata tem uma visão imperfeita, tanto para perto como para longe. Tem uma visãodeformada dos objetos e não percebe nitidamente os contrates entres as linhas horizontais, verticais e oblíquas. O astigmatismo é um defeito de curvatura da córnea (ou do cristalino). Pode associar-se com outras anomalias visuais como a miopia, a hipermetropia ou a presbiopia – vista cansada.

Os sinais O astigmata confunde as letras de características próximas como o H, o M e o N, ou os númeroscomo o 8 e o 0, ou ainda os sinais como + e o x.
Correção
O astigmatismo é corrigido com uma lente tórica (ou cilíndrica), cujas curvas compensem as da córnea. A espessura da lente não é a mesma em toda a sua superfície e a diferença de espessura é tanto maior quanto mais forte é o astigmatismo.

Também existem materiais de alta tecnologia que permitem lentes mais leves e finas para corrigir o...
tracking img