Calculo do pib

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como é o calculo do PIB?
O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços produzidos numa determinadaregião (quer seja países, estados, municípios) durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc.). O PIB é um dos indicadores mais utilizados namacroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
O índice só considera os bens e serviços finais, de modo a não calcular amesma coisa duas vezes. A matéria-prima usada na fabricação não é levada em conta. No caso de um pão, a farinha de trigo usada não entra nacontabilidade. Assim Como um carro de 2011, por exemplo, não é computado no PIB de 2012, pois o valor do bem já foi incluído no calculo daquele outro ano.
Oprimeiro fator que influencia diretamente a variação do PIB é o consumo da população. Quanto mais as pessoas gastam, mais o PIB cresce. Se o consumo émenor, o PIB cai.
A diferença entre o PIB e PIL (produto interno liquido) traduz-se no valor das depreciações. Ao contrario do PIB, o PIL tem em conta ovalor da depreciação do capital.
PIL = PIB - depreciações
A formula clássica para expressar o PIB de uma região é a seguinte:
PIB = C + I + G + X – MOnde,
C é o consumo privado
I é o total de investimentos realizados
G representa gastos governamentais
X é o volume de exportações
M é o volumede importações
Tendo I Igual à formação bruta de capital fixo (FBCF) mais a variação nos estoques (?EST), temos:
PIB = C + FBCF + EST + G + X - M
tracking img