Calculo de linha de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO LEED - NC E COMO AS COBERTURAS VERDES PODEM INFLUENCIAR NA PONTUAÇÃO E NA SUSTENTABILIDADE1 Renan Miranda Abreu 2 RESUMO Tentar alcançar o desenvolvimento sustentável nos dias de hoje têm se tornado uma necessidade primordial. A enorme utilização de matérias primas e recursos minerais, assim como os impactos no aumento da poluição ambientalcausados pela construção civil, faz com que seja prioritário torná-la mais sustentável. Sobretudo considerando ser este, um setor chave na sociedade humana atual, que, portanto, não pode ser dispensado. O surgimento dos sistemas de avaliação e certificação de desempenho sustentável, em diferentes partes do mundo, veio possibilitar a redução dos impactos negativos que esse setor origina. O presenteartigo estuda os métodos de avaliação de construções sustentáveis, dando ênfase ao Leardership In Energy & Environmental Desing – New Construction (LEED - NC) associando-o com as coberturas verdes. Analisa os benefícios proporcionados por essa técnica construtiva, tais como o aumento do equilíbrio econômico, social e ambiental além da possibilidade de vir gerar pontuações para se obter talcertificação e desenvolver a sustentabilidade. Palavras-chave: Construções sustentáveis. Coberturas verdes. LEED - NC.

1 INTRODUÇÃO

O setor da construção civil tem papel relevante no atendimento das metas de desenvolvimento sustentável, pois conforme Hernandes (2006) representa a atividade humana com maior impacto sobre o meio ambiente. A construção civil interfere no meio ambiente desde aimplantação de uma ponte, edifício, rodovia até a interação do homem com essas estruturas já estabelecidas. No caso da implantação a interferência começa nos processos de ocupação e preparação do solo com os desmatamentos e os aterros, prossegue com o significativo uso de matéria prima e, em segundo momento, focando a manutenção e utilização dessas estruturas, intensifica-se com a geração de resíduos emproporções que em muito superam a maioria das atividades econômicas. Enquanto alguns destes efeitos são transitórios, como o ruído e a poeira provocados durante a construção, outros são mais persistentes ou mesmo permanentes, como a emissão de CO2 liberado na atmosfera.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil da Universidade Salvador – UNIFACS, em 2011.2, orientado pela Profª VivienLuciane Viaro. 2 Aluno do Curso de Engenharia Civil da Universidade Salvador – UNIFACS.
1

2

Entretanto, os profundos impactos econômicos e sociais do setor, fazem com que ele seja um dos elementos determinantes da qualidade de vida, merecendo atenção especial na questão da sustentabilidade sócio-econômica. Primeiro, porque a construção provê meios para o atendimento de necessidades humanasbásicas (como abrigo, saúde, educação e interação social). Segundo, pela expressiva geração de emprego e participação na economia. No Brasil, as atividades de construção e demolição respondem por 10% do PIB e empregam 9,2 milhões de trabalhadores. Números igualmente expressivos em outros países posicionam, em caráter mundial, a construção civil como um setor estratégico para intervenção no âmbito dodesenvolvimento sustentável, que conforme Bruntland (1987) é: “Desenvolvimento econômico e social que atenda as necessidades da geração atual sem comprometer a habilidade das gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades” Não é possível então alcançar o desenvolvimento sustentável, sem que haja construção sustentável. Portanto, segundo estudos efetuados por Silvia (2003), a construçãosustentável pode ser definida como o compromisso com: Sustentabilidade econômica: aumentar a lucratividade e crescimento através do uso mais eficiente de recursos, incluindo mão de obra, materiais, água e energia. Sustentabilidade ambiental: evitar efeitos perigosos e potencialmente irreversíveis no ambiente, através de uso cuidadoso de recursos naturais, minimização de resíduos, proteção e,...
tracking img