Calculo de eva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Ao entrar num negócio, um investidor, tem como principal objetivo não apenas
valorizar o capital investido, mas buscar a melhor rentabilidade possível.

Em geral recorre às teorias de finanças ou às técnicas de análise de viabilidade
econômica, porque sabe que, depois de tomada a decisão, feito o investimento e de posse dos resultados, passa a dispor de indicadores dedesempenho para analisar se realmente realizou o melhor negócio, tais como o Retorno sobre o Investimento (ROI), Retorno sobre o Ativo (ROA), Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE).

No entanto, os resultados são extraídos do lucro contábil, apurado na Demonstração de Resultado do Exercício que, ainda que se constitua numa das principais demonstrações do desempenho das empresas, apresentaalguns fatores que podem afetar negativamente suarelevância como indicador da geração de valor.

As limitações impostas pelas regras de natureza fiscal e societária que ignoram o risco e a necessidade de investimento, além de formas diferenciadas de contabilização (avaliação de estoques e de depreciação, por exemplo) distorcem a comparabilidade, uma vez que o resultado varia de acordo com oscritérios utilizados; qualquer alteração numa dessas práticas afetará seu resultado contábil.

O valor da empresa e de suas ações será conseqüência da leitura pura e simples da demonstração contábil, ainda que uma empresa não fique menos ou mais valiosa porque alterou sua forma de contabilização de estoques ou seu método de depreciação do ativoimobilizado.

Como esses indicadores utilizamapenas o lucro contábil e as medidas variadas a partir dele, como fica a questão do retorno do investimento que é estabelecido pela relação LucroCapital Investido , uma vez que não há consenso a respeito de quais valores devem ser utilizados — o lucro pode ser lucro bruto, operacional, antes do imposto de renda, depois do imposto de renda ou, simplesmente, lucro líquido .

Igualmente, podemostratar o investimento como ativo total, ativo médio, ativo operacional, patrimônio líquido, capital próprio ou capital social subscrito e integralizado, o que, sem dúvida afeta o resultado encontrado, como se pode observar quando utilizamos os tradicionais indicadores .

2. CONCEITO

Conforme Ehrbar, o EVA (economic value added), em seu nível mais básico, é umamedida de desempenho empresarial, que difere da maioria das demais, ao incluir uma cobrança sobre o lucro pelo custo de todo o capital que uma empresa utiliza. Young e O’ Byrne consideram que o EVA mede a diferença, em termos monetários, entre o retorno do capital da empresa e o custo deste capital. É similar a outrosindicadores contábeis de lucro, porém com uma importante diferença: EVA considera o custo de todo capital. EVA é mais do que um sistema de medição. É também um instrumento para alterar o comportamento gerencial, que faz os gerentes pensarem diferente sobre seu trabalho. A Stern Stewart & Co. conceitua EVA como uma estrutura integrada deerenciamento de negócios e remuneração variável, que estabelece um novo direcionamento dentro da organização. Seu objetivo é maximizar o valor criado pela empresa através de uma mudança na cultura organizacional. O EVA visa alinhar os objetivos dos acionistas com os dos gerentes, para que estes pensem, ajam e sejam remunerados como donos da empresa.

A figura abaixo define graficamenteEVA, confrontando resultados (lucros), com o custo de oportunidade do acionista (custo do capital).

2.1 Definição de Valor Econômico Agregado (EVA )

3. HISTÓRICO

A idéia básica que está por trás do EVA não é nova. EVA é, essencialmente, um reempacotamento da teoria financeira e dos princípios financeiros que têm sido divulgados desde longa data....
tracking img