Calculando posicionamento de antenas parabolicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletricazine, a página da engenharia elétrica/eletrônica e computação

www.eletricazine.hpg.ig.com.br

Antenas Parabólicas -- Apostila Básica

Antenas parabólicas são usadas em UHF e Microondas. Possuem uma alta diretividade o que nos leva a perceber que possuem um alto ganho. Uma antena receptora de satélites de 3 metros de diâmetro, por exemplo, tem um ganho de 33dB, ou seja, ela “amplifica”( omais correto seria falar concentra) o sinal de chegada por volta de 2000 vezes. Lembrando sempre que o ganho da antena parabólica é devido a sua capacidade de concentração, em um único ponto, do sinal recebido. Ela pode ser feita de diferentes materiais, por exemplo: -- tela de alumínio. -- fibra de vidro. -- alumínio. -- tubos de alumínio. A diferença do material empregado em sua construçãoinfluenciará em seu ganho, a saber: Uma antena de alumínio têm um ganho maior que uma de fibra de vidro que têm o ganho maior que uma de tela. O preço das antenas, geralmente, varia nesta mesma proporção. O diâmetro da antena também influe no ganho da mesma. Quanto maior o diâmetro da antena maior será o ganho e melhor a qualidade da recepção. Recepção de satélites Podemos dividir uma antenaparabólica para recepção de satélites em diversas partes: -- refletor. -- iluminador. -- corneta corrugada ou feedhorn. -- polorotor. --elemento amplificador (lna, lnb, lnc). O refletor direciona todo o sinal recebido para um único ponto, o foco. O iluminador segura a corneta corrugada . A corneta possui dentro o dipolo que receberá os sinais de rf. O polorotor colocará o dipolo na polarização vertical ouhorizontal. O elemento amplificador amplificará os sinais recebidos ( o lnb e o lnc também convertem o sinal recebido para uma freqüência mais baixa.

1

Eletricazine, a página da engenharia elétrica/eletrônica e computação

www.eletricazine.hpg.ig.com.br

Características básicas do elemento amplificador As duas características mais importantes são: -- ganho -- temperatura de ruído Por ganhoentendemos a capacidade de amplificação do mesmo (valores em dB). Um lna com 10dB de ganho multiplicaria por 10 o sinal recebido. A temperatura de ruído é uma grandeza que define a quantidade de ruído térmico que é gerada pelo elemento amplificador. Quanto menor a temperatura de ruído melhor o elemento amplificador. Por que? Caso o ruído que ele crie seja maior que o sinal, recebido e amplificado, eleencobrirá o sinal e teremos uma recepção péssima. A temperatura de ruído é dada em graus Kelvin. Exemplo de um bom elemento amplificador (um lnb): -- ganho = 65 dB. -- temperatura de ruído = 30 graus Kelvin. Tipos de elementos amplificadores -- LNA (Low Noise Amplifier - Amplificador de Baixo Ruído): Recebe o sinal recebido, na faixa de 3,7 a 4,2 Ghz ( para banda C) e apenas o amplifica. Oprimeiro a ser usado. -- LNB (Low Noise Blockconverter - Conversor de Baixo Ruído) : Amplifica o sinal recebido na faixa de 3,7 a 4,2 Ghz e o converte para a faixa de 950 a 1450 Mhz. Atualmente é o mais utilizado. -- LNC (Low Noise Block Downconverter - Conversor “abaixador” de Baixo Ruído):Amplifica o sinal recebido e o converte para a freqüência de 70Mhz. ë mais utilizado para a recepção de dados viasatélite. É importante ressaltar que quanto menor a freqüência no cabo que liga a antena ao receptor menor será a perda e consequentemente teremos um sinal maior na entrada do receptor e uma imagem melhor na TV. Esquema de um sistema de recepção com lna. 1 -- Elemento amplificador+feedhorn. 2 -- Iluminador. 3 -- Refletor. 4 -- Downconverter( ver texto). 5 -- Suporte para a antena. 6 -- Receptor. 7-- TV. 8 -- Cabos de ligação. 9 -- Cabos de ligação.

veja figura 1

2

Eletricazine, a página da engenharia elétrica/eletrônica e computação

www.eletricazine.hpg.ig.com.br

O LNA amplificará o sinal e o entregará ao downconverter, que é um conversor para 70 Mhz e deve ficar o mais próximo da antena possível, para que, devido as altas freqüências (3,7 a 4,2 Ghz) não existam muitas perda....
tracking img