calculadora

Páginas: 7 (1677 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
COMPORTAMENTO DO FOGO
OBJETIVOS 
Explicar o processo de combustão conforme a teoria do tetraedro do fogo.
Explicar a teoria de uma explosão tipo “backdraft”.
Definir as seguintes fases do fogo: fase inicial/queima livre/ “flashover” /queima lenta.
Definir os três métodos de transferência de calor.
Definir os três pontos de temperatura.
Demonstrar os métodos de extinção de incêndios.Definir as formas de combustão. 
1.     INTRODUCÃO 
O efetivo controle e extinção de um incêndio requer um entendimento da natureza química e física do fogo. Isso inclui informações sobre fontes de calor, composição e características dos combustíveis e as condições necessárias para a combustão.
Combustão é uma reação química de oxidação, auto-sustentável, com liberação de luz, calor, fumaça egases.
2        Propagação do Calor
O calor pode se propagar de três diferentes maneiras: condução, convecção e irradiação. Como tudo na natureza tende ao equilíbrio, o calor é transferido de objetos com temperatura mais alta para aqueles com temperatura mais baixa. O mais frio de dois objetos absorverá calor até que esteja com a mesma quantidade de energia do outro.
Convecção
É a transferência decalor pelo movimento ascendente de massas de gases ou de líquidos dentro de si próprios.Quando a água é aquecida num recipiente de vidro, pode -se observar um movimento, dentro do próprio líquido, de baixo para cima. À medida que a água é aquecida, ela se expande e fica menos densa (mais leve) provocando um movimento para cima. Da mesma forma, o ar aquecido se expande e tende a subir para aspartes mais altas do ambiente, enquanto o ar frio toma lugar nos níveis mais baixos. Em incêndio de edifícios, essa é a principal forma de propagação de calor para andares superiores, quando os gases aquecidos encontram caminho através de escadas, poços de elevadores, etc. 
Condução
Condução é a transferência de calor através de um corpo sólido de molécula a molécula. Colocando-se, por exemplo, aextremidade de uma barra de ferro próxima a uma fonte de calor, as moléculas desta extremidade absorverão calor; elas vibrarão mais vigorosamente e se chocarão com as moléculas vizinhas, transferindo-lhes calor.
 Essas moléculas vizinhas, por sua vez, passarão adiante a energia calorífica,  de modo que o calor será conduzido ao longo da barra para a extremidade fria. Na condução, o calor passa demolécula a molécula, mas nenhuma molécula é transportada com o calor.
Quando dois ou mais corpos estão em contato, o calor é conduzido através deles como se fossem um só corpo. 
Irradiação 
É a transmissão de calor por ondas de energia calorífica que se deslocam através do espaço. As ondas de calor propagam-se em todas as direções, e a intensidade com que os corpos são atingidos aumenta oudiminui à medida que estão mais próximos ou mais afastados da fonte de calor.
Um corpo mais aquecido emite ondas de energia calorífica para um outro mais frio até que ambos tenham a mesma temperatura. O bombeiro deve estar atento aos materiais ao redor de uma fonte que irradie calor para protegê-los, a fim de que não ocorram novos incêndios. Para se proteger, o bombeiro deve utilizar roupasapropriadas e água (como escudo).
2.3.    Pontos de Temperatura
Os combustíveis são transformados pelo calor, e a partir desta transformação, é que combinam com o oxigênio, resultando a combustão. Essa transformação desenvolve-se em temperaturas diferentes, à medida que o material vai sendo aquecido.
Com o aquecimento,  chega-se a uma temperatura em que o material  começa a liberar vapores,  que seincendeiam se houver uma fonte externa de calor. Neste ponto, chamado de "Ponto de Fulgor",  as chamas não se mantêm, devido à pequena quantidade de vapores. Prosseguindo no aquecimento, atinge-se uma temperatura em que os gases desprendidos do material, ao entrarem em contato com uma fonte externa de calor, iniciam a combustão, e continuam a queimar sem o auxílio daquela fonte. Esse ponto é chamado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • calculadora
  • Calculadora
  • Calculadora
  • Calculadora
  • Calculadora
  • Calculadora
  • calculadora
  • A calculadora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!