Calcio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano. Aproximadamente 99% do cálcio do corpo está depositado nos ossos e dentes, 1% está envolvido em processos nacorrente sanguínea, nos nervos e na estimulação dos músculos, na função do hormônio da paratireóide e no metabolismo da vitamina D. Para funcionar adequadamente ocálcio deve ser acompanhado pelo magnésio, fósforo e vitaminas A, C, D, e muito possivelmente vitamina E.
A maior função do cálcio é, em conjunto com o fósforo,construir e manter ossos e dentes. O cálcio aumenta a utilização de ferro pelo corpo, ajuda na ativação de várias enzimas, e ajuda a regular a passagem de nutrientes paradentro e para fora da parede celular.
O cálcio está presente em grande quantidade em um número muito limitado de alimentos. Leite e derivados são boas fontes.Muitos fatores influenciam a absorção de cálcio. Quando necessário, o organismo absorve com maior eficiência; portanto quanto maior a necessidade e menor fornecimentopela dieta, mais eficiente se torna a absorção. A absorção é aumentada durante períodos de crescimento rápido.
A absorção de cálcio depende da presença adequadade vitamina D que trabalha com o hormônio da paratireóide para regular a quantidade de cálcio no sangue. No hiperparatireoidismo grande quantidade de cálcio éproveniente dos osssos.
O fósforo é necessário no mínimo na mesma quantidade de cálcio. O organismo utiliza cálcio e o fósforo juntos para dar firmeza aos ossos. Segrande quantidade dos dois minerais é ingerida, como na típica dieta americana, com muito fósforo e pouco cálcio, o excesso não pode ser utilizado adequadamente.
tracking img