Calcio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Incorporação de CuSO4 residual em argamassa, como método de disposição final



incorporation of residual cuso4 into cement as a final disposal method





Matheus Paes Paschoalino; Antonio Alberto da Silva Alfaya; Maria Josefa Santos Yabe; Sônia Maria Nobre Gimenez*

Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, CP 6001, 86051-990 Londrina- PR, Brasil






--------------------------------------------------------------------------------

ABSTRACT

Residual CuSO4 was incorporated into the mass utilized for cement preparation. To a cement mass with 1:0.5:5 of cement, lime and sand to 0.25, 0.50, 0.75 and 1.00% of residual CuSO4 were added. The sulfate was mixed separately with lime and water to induce metalprecipitation. The hardened test bodies were submerged in Milli-Q water for three months. No Cu was detected in the water by Atomic Absorption Spectrometry. The best proportion for mechanical resistance and porosity is 0.50%. The cement is adequate for non-structural objects.

Keywords: residues; cement; final disposal.


--------------------------------------------------------------------------------INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas tem aumentado a preocupação a respeito da disposição final de resíduos químicos, tanto por parte das Indústrias Químicas como das Instituições Acadêmicas e Órgãos Governamentais1. Muitas fontes de poluição existem e passam despercebidas até de órgãos de defesa ambiental, como os resíduos gerados em laboratórios de ensino, pesquisa, análises clínicas eprestadores de serviços. Por menores que possam ser algumas dessas fontes, podem causar grandes males para o ambiente ao longo do tempo2. Os resíduos contendo metais pesados são uma grande preocupação, pois o descarte inadequado pode causar sérios danos ao meio ambiente, devido à sua toxidez e/ou pela sua acumulação nos diversos compartimentos ambientais (solo, água e ar), bem como para a cadeiaalimentar.

Alguns sais, como por ex. o reagente sulfato de cobre (CuSO4), perdem suas características originais por excesso de umidade ou reações de desidratação e redução. Um projeto desenvolvido em 44 escolas de ensino médio do município de Londrina/PR indicou que nestas se encontram armazenados aproximadamente 15 kg de CuSO4, em condições inadequadas de uso3. Considerando que em algumassituações existe a impossibilidade de utilização do composto, este passa a ser um resíduo e, portanto, necessita de descarte adequado. Alguns compostos, em condições similares, podem ser incorporados à argamassa utilizada para fabricação de diversos artefatos, como tijolos, mourões, bases para calçamentos e reboco de paredes. Esta técnica, denominada imobilização, inclui processos de solidificação eestabilização, sendo especialmente útil para resíduos inorgânicos de difícil tratabilidade. Assim, um resíduo concentrado pode ser solidificado por reação com cimento Portland®, por ex.4. No entanto, as substâncias incorporadas ao cimento não devem alterar consideravelmente a resistência mecânica do que será construído, e não deve haver liberação expressiva dos materiais incorporados para o meio. Estaliberação é minimizada quando o material é utilizado no preparo de rebocos, que geralmente são recobertos por camada de tinta.

Cimento e argamassa

O cimento Portland® é produzido através da moagem e mistura de calcário (CaCO3) e outros materiais contendo silício, alumínio e óxidos de ferro. O material misturado é aquecido em fornos rotativos a temperaturas extremamente altas, onde oscompostos se tornam líquidos e reagem entre si, formando o chamado "clínquer", que é então resfriado e moído com pequenas porções de gesso (retardante de pega) e outros aditivos especiais para produzir cimento5. O cimento é uma mistura de silicato de cálcio e aluminato de cálcio hidratados polimerizados no interior de uma matriz altamente reticulada, sendo sua característica mais importante a chamada...
tracking img