Calcario para o cimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde os tempos mais remotos o homem procura um material resistente às condições climáticas e, por isso mesmo, bastante durável. Inicialmente os Egípcios usavam uma espécie de lama encontrada no RioNilo e depois um certo tipo de gesso; ambos encontrados até hoje em alguns monumentos e obras. Entretanto, foram os Romanos que apresentaram pela primeira vez um aglomerante que chamaram de caementun,termo que originou a palavra cimento. Séculos depois, em 1824, o construtor inglês Joseph Aspdin patenteou o sistema que perdura até hoje, ou seja, calcário mais argila, finalmente moídos em meioúmido, queimados em forno e depois moídos novamente bem finos. A diferença para os sistemas modernos é a utilização da chamada via seca, ou seja, o material é moído em meio seco.
Atualmente, além docalcário e argilas são utilizados também bauxitas e minérios de ferro, em pequenos volumes, para ajustar as quantidades de óxidos exigidos em todo o processo. Estes óxidos – de Cálcio, Sílica, Alumínio eFerro – são responsáveis por 95% da composição química do clínquer. Na maioria dos minerais – quartzo, rochas ígneas e sedimentares – é abundante a presença de sílica, alumínio e ferro. Porém, ocálcio, que é o principal componente do cimento, apenas é encontrado em alguns tipos específicos de rocha calcária.
Quando se fala em Calcário, pensa-se inicialmente na Cal, que é muito utilizada naconstrução civil e na correção de solos. De fato, o nome é derivado do termo latino “calcarius” que significa “o que contém cal”. Na superfície terrestre os afloramentos de calcário são freqüentes e sobdiversas formas, de acordo com a época e tipo de formação. Recebe vários nomes, como mármore, marga ou calcita. Sua composição básica é o Carbonato de Cálcio – CaCO3 - e, especificamente para a fabricaçãodo cimento, o teor desse carbonato deve ficar entre 80 e 85%.
Porém, como em outros minerais, há também a presença de elementos indesejáveis. No caso do calcário para a fabricação de cimento, o...
tracking img