Calcário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução.


O trabalho aqui apresentado ilustra, dentre outros aspectos, a importância do calcário, contribuindo para uma reflexão sobre as utilizações do mesmo em detrimento a vida humana.
Vale lembrar que o mármore é calcário, com isso, serve de inspiração estimulando a capacidade de pensar e criar para confecções de obras de arte. Além disso, poucos também sabem que o calcárioentra de alguma forma na composição de centenas de coisas que utilizamos e consumimos em nosso dia-a-dia,como pasta de dentes, sabonetes, cosméticos, remédios e produtos alimentícios, como a manteiga, a cerveja e o vinho, entre outros.
Seu currículo é vastíssimo: o calcário também é fundamental na construção civil, na fabricação de vidro, asfalto, papel, açúcar, e na produção de metais, sem falarde suas outras aplicações, principalmente, na indústria química.
O calcário já traz benefícios ao homem há muito tempo; calcula-se que desde há mais de 14 mil anos, ele vem facilitando, sustentando (inclusive seus ossos) e enriquecendo sua vida. Até na Bíblia é citada sua utilização na fabricação de tinta e de reboco.Referências Bibliográficas.


Este trabalho foi gerado, a partir de revisões bibliográficas de sites e artigos, que tratam da rocha sedimentar calcária.




• http://www.josuelima.net/ppgcj/gerencia/docs/1201460573.pdf
• http://www.redeaplmineral.org.br/biblioteca/rochas-ornamentais/APLCariri_gestao_conflitos.pdf[pic]
Universidade Federal de Campina Grande- UFCG
Centro de Ciências e Recursos Naturais – CCRN
Unidade Acadêmica de Engenharia de Minas
Componente Curricular: Economia Mineral
Professor(a): José Bazante
Alunos: Ed’iran Davi de Lima
Hernan Gomes






CALCÁRIOCampina Grande, 19 de fevereiro de 2013
CALCÁRIO


O calcário deriva do termo latino "calcarius" e significa "o que contém cal". Na superfície terrestre, os afloramentos de calcários de origem orgânica são os mais freqüentes.
Esse é uma rocha formada a partir do mineral calcita, cuja composição química é o carbonato de cálcio. A procedência do carbonato pode variar, desdefósseis de carapaças e esqueletos calcários de organismos vivos, que compõem os calcários fossilíferos, até por precipitação química.
Recifes de corais, conchas de moluscos, algas calcárias, equinodermas, briozoários, foraminíferos e protozoários são os principais responsáveis pelos depósitos provenientes de organismos sintetizantes do carbonato dissolvido em meio aquoso. Esses depósitos sãogerados em ambiente marinho raso, de águas quentes, calmas e transparentes. Os organismos morrem e suas conchas e estruturas calcárias vão se depositando no local.
No caso da precipitação química, o carbonato dissolvido na água se cristaliza e não tem, portanto, nenhum vínculo com carapaças de organismos.


USOS
Os principais usos do calcário são:
• Produção de cimento Portland.• Produção de cal (CaO).
• Correção do pH do solo para a agricultura.
• Fundente em metalurgia.
• Fabricação de vidro.
• Como pedra ornamental.




TIPOS DE CALCÁRIO .


Não existe uma classificação rigorosa aceita para agrupar os tipos de calcários. Entretanto, de formagrosseira, pode-se dividi-los em seis grupos:
▪ Marga: Quando possui uma quantidade de argila entre 35 e 50%.
▪ Caliche: Calcário rico em carbonato de cálcio formado em ambientes semi-áridos.
▪ Tufo: Calcário esponjoso encontrado em águas de fonte devido à precipitação do carbonato de cálcio associado com matéria orgânica resultante da decomposição de vegetais.
▪ Conquífero:...
tracking img