Calagem solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
47
ISSN 1678-3123 Juiz de Fora, MG Dezembro, 2005

Práticas agrícolas relacionadas à calagem do solo

Carlos Eugênio Martins1

Introdução
O ponto de partida para o estabelecimento de culturas é o conhecimento de sua fertilidade natural, através dos resultados de análise do solo, expedidos por laboratórios credenciados. Uma vez conhecido tais resultados, a calagem é a primeira prática aser adotada nos plantios racionais de qualquer cultura. Uma das principais características dos solos brasileiros é apresentar acidez elevada, proveniente principalmente das altas concentrações de alumínio tóxico, ferro e manganês na solução do solo. A acidez favorece o aparecimento de elementos nocivos ao crescimento e desenvolvimento das plantas, além de reduzir a disponibilidade de muitosnutrientes presentes na solução do solo, absorvidos e utilizados pelas plantas para que, ao serem metabolizados, produzam substâncias importantes para o crescimento e desenvolvimento das plantas e, utilizadas pelo homem e pelos animais. Para que se obtenham resultados expressivos no crescimento e desenvolvimento de plantas, há necessidade, portanto de se neutralizar os efeitos tóxicos dos fatoresresponsáveis pela acidez do solo por meio da calagem e, por conseguinte, aumentar a capacidade produtiva das plantas.
1

Neste comunicado o leitor encontrará informações relacionadas à acidez e à alcalinidade do solo, ao poder de neutralização do calcário, à amostragem do solo, à interpretação dos resultados analíticos apresentados e sugestões de recomendação de calagem baseado nos diferentes métodosempregado no Estado de Minas Gerais.

Acidez e alcalinidade do solo
O potencial hidrogeniônico (pH) do solo está diretamente relacionado com a acidez ou com a alcalinidade do mesmo. O pH 7,00, indica neutralidade do solo, ou seja, as cargas positivas se equivalem às cargas negativas. pH abaixo de 7,00, comum na maioria dos solos brasileiros, indica acidez, enquanto pH acima de 7,00, indicabasicidade ou alcalinidade. Essa situação de alcalinidade é comum em solos de fertilidade elevada, especialmente os que apresentam elevadas concentrações de cálcio, magnésio, potássio. São comuns os solos com alcalinidade elevada, conhecidos como solos salinos, apresentarem alta concentração de sódio, elemento este que confere aumento substancial da alcalinidade. A acidez ou a alcalinidade conferem aosolo variações profundas na disponibilidade dos elementos nutritivos, conhecidos como nutrientes, conforme demonstra a Fig. 1.

Engenheiro Agrônomo, D.Sc., Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Bolsista do CNPq – Rua Eugênio do Nascimento, 610 – Bairro Dom Bosco – 36038-330 Juiz de Fora/MG – caeuma@cnpgl.embrapa.br

2

Práticas agrícolas relacionadas à calagem do solo

Observa-se que nafaixa de pH compreendida entre 6,00 a 7,00, ideal para a grande maioria das culturas cultivadas no Brasil, encontra-se a maior disponibilidade de nutrientes, embora se observa para o molibdênio e cloro, que sua disponibilidade aumenta com o aumento do pH, enquanto o ferro, cobre, manganês, zinco, boro, fósforo, nitrogênio e enxofre, têm sua disponibilidade reduzida.

Poder de neutralização docalcário
Ao se avaliar a qualidade de um calcário, deve-se levar em consideração a sua capacidade de neutralizar a acidez do solo (poder de neutralização – PN), a reatividade do material (RE), que considera a natureza geológica e a granulometria do mesmo e, o teor de nutrientes, especialmente de cálcio (Ca) e magnésio (Mg). O poder de neutralização avalia o teor de materiais neutralizantes nocalcário, ou seja, a capacidade de reação dos ânions presente. Considera-se o carbonato de cálcio (CaCO3) como padrão igual a 100%. A determinação do PN do calcário é feita em laboratório, usando ácido clorídrico, sendo o resultado expresso em %. Esta capacidade de neutralizar a acidez que apresenta um calcário, também pode ser estimada, aproximadamente, determinando-se os teores de Ca e de Mg, teores...
tracking img