Cal - processo produtivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 CAL

1.1. História

A fabricação da cal e o seu emprego são conhecidos pelo homem há mais de 2.0 anos. Suas primeiras aplicações constam de construções de cais, de pavimentos e edificações. Na América Colonial, a simples calcinação do calcário foi um dos processos primitivos de fabricação adotado pelos colonizadores. Usavam, então fornos escavados num barranco, com paredes de tijolosordinários ou de pedra, com fogo de carvão ou de madeira no fundo, durante 72 horas. Estes fornos ainda podem ser vistos em muitas das regiões de povoamento mais antigo no país. Foi só recentemente, sob a influência de pesquisa, que a fabricação da cal desenvolveu-se numa grande indústria, com um controle técnico exato, produzindo um material uniforme a custo baixo.

1.2. Matéria-Prima

Amatéria-prima utilizada é o Carbonato de Cálcio (CaCO3)
Ocorrência - Encontra-se na natureza em grandes quantidades, sob diversas modalidades, tais como:
a) Aragonita - é o carbonato de cálcio cristalizado no sistema rômbico; quando é cristalizado acima de 30°C, separam-se cristais de aragonita; abaixo desta temperatura separam-se cristais de calcita. A aragonita, abaixo de 30°C, se encontra em estadometaestável.
b) Calcita - é outra forma de carbonato de cálcio cristalizado no sistema trigonal.* Os cristais de calcita são comumente embaçados e opacos; quando são transparentes e incolores recebem o nome de espato de Islândia, que apresenta nitidamente o fenômeno de dupla refração.
c) Mármore - é um agregado de microcristais de calcita.
* A Propriedade de um mesmo composto cristalizar-se em doisou mais sistemas cristalinos diferentes chama-se POLIMORFISMO.
CaCo3 + H2O + CO2Ca(HCO3)2
Calcário rico em cálcio: 1,0% SiO2, 0,1% Al2O3, 0,3% Fe2O3, 2,0% MgCO3 e o resto CaCO3;
Calcário magnesiano: 1,0% SiO2, 0,1% Al2O3, 0,3% Fe2O3, 11%MgCO3 e o resto CaCO3;
Calcário dolomítico: 1,0% SiO2, 0,2% Al2O3, 0,3% Fe2O3, 44%MgCO3 e o resto CaCO3;
d) Calcário - é o carbonato de cálcio, nãonitidamente cristalizado, numa forma impura. Constitui às vezes grandes regiões da crosta terrestre. O calcário é também chamado de “greda”.
O carbonato de cálcio é insolúvel na água. Quando em suspensão na água, dissolve-se pela passagem de uma corrente de gás carbônico, em virtude de formação de um bicarbonato de cálcio solúvel.
Apresenta as reações gerais dos carbonatos; assim, reage com ácidos comformação de sais de cálcio correspondentes e desprendimento de gás carbônico:

CaCO3 + 2HCl → CaCl2 + H2O + CO2 CaCO3 + H2SO4 → CaSO4 + H2O + CO2

Seu principal emprego é na fabricação de cal viva. É a principal fonte de obtenção de gás carbônico, tanto em laboratório como na indústria. É matéria prima de fabricação de carbonato de sódio. Usado como fundente em siderurgia forma com a gangasilicosa, um silicato de cálcio que constitui a escória.

1.3. Composição dos calcários:

1.4. Aplicações da Cal

Cal de Construção: usa-se como argamassa e com fins ornamentais por seu fácil trabalho em consequência da plasticidade. Dá um reboco elástico e livre de fendas para exteriores, e combinada com cimento, pode-se empregar até 20% (de peso de cimento) sem prejuízo da resistência e com avantagem de aumentar muito o volume e facilitar o trabalho.
Cal para adubo: a forma em que a cal é aplicada na terra, varia segundo as qualidades do solo.
Tratando-se de terreno com escasso conteúdo em colóides e portanto muito expostos a lixiviação, corrige-se sua falta de cal c/ caliça moída. Nos terrenos mais compactos usa-se cal viva (virgem) em pó que facilita o espalhamento para corrigir pHde solos ácidos.
Cal para Indústria: Sempre que se necessita de uma ação básica, em uma indústria, a mais fácil de se obter e a mais barata é a cal. Seu mais largo emprego tem lugar na indústria siderúrgica para formar escória.
- é usada no abrandamento da água;
- serve de matéria-prima básica na produção de sais de cálcio;
- tem emprego como matéria-prima na fabricação de carbeto de...
tracking img