CAL ADAS ECOL GICAS A ES PARA REDU O DE ENCHENTES E ALAGAMENTOS

496 palavras 2 páginas
CALÇADAS ECOLÓGICAS: AÇÕES PARA REDUÇÃO DE ENCHENTES E
ALAGAMENTOS
Geovana Andrade Bagarolo1; Jorgelino Pedro de Santana Junior1; Thiago Gouvea1; Ezilda
Jacomassi²; Glaciela Kaschuk²
¹Acadêmicos e ²Docentes do Curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – UNIPAR

Introdução: Um fenômeno muito comum nas cidades brasileiras são as enchentes e suas consequências, enfrentados também pelas metrópoles, conseqüência da falta de infiltração da chuva e recarga do lençol freático (ALMEIDA, 2008).
Objetivo: Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o presente trabalho tem como objetivo apresentar materiais permeáveis, que podem ser utilizados para calçamento de vias urbanas.
Desenvolvimento: Há um aumento do escoamento superficial causado pelo desenvolvimento urbano causando maiores cheias urbanas, devido ao desequilíbrio do balanço hídrico nas cidades, exigindo-se assim que sejam implementados sistemas de drenagem sustentáveis e de controle na fonte. As inundações nos grandes centros urbanos são recentes devido a tradicional forma das obras de canalizações, e de intensa impermeabilização (REIS, 2005). Esses sistemas de drenagem podem ser obtidos através da utilização de pavimentos permeáveis, ou utilização de áreas com vegetação (grama, por exemplo). Segundo Silva (2005) os pavimentos permeáveis são superfícies porosas ou perfuradas que permitem a infiltração de parte do escoamento superficial.
Como exemplos de pavimentos permeáveis são os blocos vazados, intertravados, concregramas, que são assentados diretamente sobre o solo natural compactado. Os pavimentos permeáveis
(porosos), agem no controle do pico e volume do escoamento superficial, no controle da poluição difusa e promovem a recarga das águas subterrâneas (ARAUJO, 1999). O calçamento utilizando materiais permeáveis e vegetação auxiliam tanto para o aumento da infiltração de água da chuva no solo, quanto deixam as cidades com um aspecto estético mais bonito. A implantação das medidas de controle ás inundações

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas