Caixa gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
O fluxo de caixa é um instrumento eficaz para empresa que pretende ter um controle de saídas e entradas de recursos financeiros. É uma ferramenta de análise financeira em curto prazo, e hoje com a grande competitividade no mercado, as empresas não podem abrir mão de uma ferramenta como esta. O objetivo deste trabalho é mostrar a grande importância de se ter um fluxo de caixaa disposiçãoda empresa. A problemática a ser analisada é o desconhecimento desta ferramenta pela maioria dos empresários, gestores, administradores, contadores. A metodologia adotada paraelaboração deste artigo é utilização de pesquisa bibliográfica, buscando as informações sobre esta demonstração, com utilização de livros, artigos e Monografias. O resultado deste trabalho mostra o desconhecimento dosempresários desta ferramenta. A conclusão é que o fluxo de caixa é extremamente importante para as empresas, para que ela tenha um controle eficaz.
Palavras-chave: Planejamento, Controle e Decisão
Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Introdução
Hoje em um mundo tão competitivo, onde cada empresa de uma forma ou de outra trabalha firmemente em se diferenciar para obter êxito em seus negóciose atingir os resultados esperados temos aferramenta chamada fluxo de caixa que é de grande auxilio aos que buscam esta performance, o fluxo caixa possibilita ao empresário ter um controle muito eficaz de seus recursos.
A problemática a ser discutida neste trabalho éo desconhecimento dos empresários quanto à utilização do fluxo de caixa.
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do fluxode caixa nas empresas, o quanto é eficaz para quem quer ter respostas rápidas quanto à entrada de saída de recursos financeiros.
A necessidade de se ter um demonstrativo financeiro já vem sendo discutido desde a década de 60 nos Estados Unidos, e nos últimos anos no Brasil alguns autores, como Campos Filho, Frezatti, Santi Filho e o mais recente Marion, vem discutindo sobre o fluxo de caixa comouma ferramenta ideal para se ter um controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros.
Metodologia
Buscando uma fundamentação teórica sobre a importância do fluxo de caixa nas empresas, as pesquisas realizadas foram em torno de livros de contabilidade, de demonstração de fluxo de caixa, publicados por professores,pesquisadores, teses de mestrado, artigos publicados em revista de grandecirculação sobre contabilidade.
Contabilidade
Contabilidade é a ciência que registra os acontecimentos verificados no patrimônio de uma entidade. Leal Bruni e Famá (2006). A contabilidade tem sido classificado, quanto à suas finalidades, como ciências social, embora sua metodologia de mensuração abarque também o quantitativo. Conceituada como sendo um sistema de informações e avaliação, capazde prover seus usuários com demonstrações de natureza econômica, financeira, fisica e deprodutividade, devidamente estruturadas, tem se constituido, ao longo dos tempos, ferramenta indispensavel à boa gestão das organizações. Monografia apresentada por Fábio Castelo Branco Ponte de Araújo, Maria Monte Holanda e Norma Vasconcelos Uchoa na Universidade do Grande Rio em Fortaleza em 2004.
Fluxo deCaixa
O fluxo de caixa constitui-se em instrumento essencial para que a empresa possa ter agilidade e segurança em suas atividades financeira. Logo, o fluxo de caixa deverá refletir com precisão a situação econômica da empresa, em termos financeiros de futuro. O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planeja, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursosfinanceiros de sua empresa para determinado período. Monografia apresentada por Fábio Castelo Branco Ponte de Araújo, Maria Monte Holanda e Norma Vasconcelos Uchoa na Universidade do Grande Rio em Fortaleza em 2004.
Segundo Campos Filho (1.999) os administradores, contadores, os gestores precisam ter informações confiáveis, de fácil entendimento, que estejam disponíveis em tempo hábil. O feeling...
tracking img