Caixa eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ir ao banco nunca foi tarefa prazerosa. O local até que é agradável, mas nada confortável ou prático. Assim como ser atendido pelo SUS, ir a uma agência bancária nos remete a idéia de quilométricas filas e demora indefinida. Ou seja, se alguém te perguntar quanto tempo você demorará, a resposta será, quase sempre, “não sei”. Afinal, apesar de filas preferenciais serem utilizadas, os serviçosrealizados sempre se misturam e existe um indivíduo que não sabia que aquela conta não poderia ser paga ali, que ele poderia fazer o pagamento no caixa eletrônico ou que não precisava ter ficado na fila. Mas isso melhorou com uma invenção dos deuses, não é a internet e sim, o caixa eletrônico.
O primeiro caixa eletrônico do mundo foi instalado no dia 27 de junho de 1967, na cidade de Londres. Amáquina, batizada de Bancomat, foi criada por John Sheperd-Barron, um inventor escocês que nasceu na Índia e foi para o Reino Unido ainda jovem para estudar na famosa Universidade de Cambridge. Na década de 60, John começa a trabalhar para a empresa De La Rue, fabricante de impressoras e produtora de papel. A história da empresa é marcada, além da invenção de John, pelo fornecimento de papel de altasegurança e tecnologias para a impressão de papel-moeda de mais de 150 países.
Os primeiros caixas eletrônicos aceitavam somente uma ficha ou cartão de uso único, o qual ficava retido na máquina. A idéia do número de identificação pessoal – o conhecido PIN -  surgiu em 1965, com James Goodfellow. E os primeiros caixas eletrônicos com orientação falada em 1999.
Com o passar do tempo os caixasdeixaram de fazer somente saques e passaram a oferecer uma enorme variedade de serviços, inclusive entre diferentes redes bancárias. Hoje o caixa eletrônico substitui quase que completamente o caixa interno do banco; taxas, depósitos, pagamentos de contas, etc. E o modelo de máquina não é encontrado somente nas agências bancárias, mas também fornecem os ingressos para shows e cinemas.
Com funciona ocaixa eletrônico? “A tarja magnética do cartão guarda o número da conta do cliente. O leitor do caixa eletrônico recebe essas informações e as transmite a um processador, que libera o acesso à máquina mediante uma senha pessoal. O software do caixa acessa a conta do cliente para verificar o saldo. Para estabelecer essa comunicação, o caixa se liga ao servidor do banco por meio de uma linhatelefônica. O servidor é quem autoriza, ou não, a retirada de dinheiro. Com o saque autorizado, o processador que fica dentro do ATM aciona os mecanismos que vão entregar as notas para o cliente. O cofre de um caixa possui várias gavetas de metal, cada uma com cédulas de valores diferentes. Um sistema de correias de borracha retira uma nota de cada vez de dentro das gavetas até totalizar o valorsolicitado. Antes de serem liberadas, as notas passam por um sensor óptico que vasculha possíveis erros – como duas cédulas grudadas, por exemplo.”

-------------------------------------------------
Caixa eletrônico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
| Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2011).
Por favor, melhore esteartigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros,acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes. | |

Caixa eletrônico do Banco do Brasil

Um caixa eletrônico, caixa automática ou terminal bancário ou remote banking é um dispositivo eletrônico que permite queclientes de um banco retirem dinheiro e verifiquem o balanço de suas contas bancárias sem a necessidade de um funcionário do banco. São os principais equipamentos de Automação bancária. Muitos terminais também permitem que as pessoas depositem dinheiro ou cheques, transfiram dinheiro entre contas bancárias, comprem cartões pré-pagos para seus celulares/telemóveis ou até mesmo comprem selos....
tracking img