Caixa Eletronico Didatico - Desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
2 ELETRÔNICA E DIDÁTICA

“A simplificação da rotina docente, no entanto, é somente a mais elementar das razões para o emprego das tecnologias da informação no ensino”, diz o físico e educador da USP, Luís Carlos de Menezes. Na verdade, a grande necessidade de incluir materiais tecnológicos ao ensino é facilitar tarefas simples e repetitivas, porém indispensáveis. Um novo modelo de ensinar commídias e equipamentos que chamem a atenção do aluno e o induzam a aprender. Isto faz com que o processo de aprendizado seja satisfatório para estudantes e professores.
Aparelhos eletrônicos, que parecem, a olhos leigos, simples brinquedos, a olhos profissionais, podem ser grandes oportunidades de entreter os alunos e tornar a aula mais proveitosa.
Tempos atrás, uma jovem italiana de 25 anos,dedicando-se a educação de crianças deficientes, revolucionou o jeito de ensinar, criando o seu próprio, chamado de Método Montessoriano.


2.1 O MÉTODO MONTESSORIANO

Desenvolvido, pela educadora, feminista e pioneira no processo de inserção das mulheres no ramo da medicina italiana, Maria Tecla Artemésia Montessori, nascida em Chiaravalle, em 31 de Agosto de 1870 e falecida em 6 de Maio de1952, nos Países Baixos.
Foi primeiramente direcionado a crianças com necessidades especiais, contudo, aperfeiçoada para a educação de crianças consideradas normais. Possui foco na educação infantil e primária, para que, desde cedo, adapte-se à vida em grupo tendo personalidade própria.
Este método valoriza a educação pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepçõessensoriais e motoras da criança. Defende o respeito às necessidades de cada estudante, segundo a sua faixa etária e afirma que as crianças são capazes de direcionar seu próprio aprendizado.
A função do professor seria apenas acompanhar esse processo, sem interferir diretamente no mesmo. "Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade deensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições", diz Talita de Oliveira Almeida, presidente da Associação Brasileira de Educação Montessoriana.
Os alunos são levados a uma viagem de novas sensações, descobrindo e percebendo o mundo que os rodeia. Eles utilizam os materiais incentivados por sua necessidade e se auto-avaliam, sendo assim, não há castigos ou punições, e a concentração é essencialpara o sucesso do procedimento, para escolher as atividades que fará e trabalhar com os materiais. O resultado é uma criança solta e sociável interessada em contar suas experiências aos colegas.

Treze pontos do método Montessori
1. Baseia-se em anos de observação da natureza da criança por parte do maior gênio da educação desde Friedrich Froebel.
2. Demonstrou ter uma aplicabilidadeuniversal.
3. Revelou que a criança pequena pode ser um amante do trabalho, do trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado com muita alegria.
4. Baseia-se em uma necessidade vital para a criança que é a de aprender fazendo. Em cada etapa do crescimento mental da criança são proporcionadas atividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas faculdades.
5. Ainda queofereça à criança uma grande espontaneidade consegue capacitá-la para alcançar os mesmos níveis, ou até mesmo níveis superiores de sucesso escolar, que os alcançados sobre os sistemas antigos.
6. Posições para a melhor procriação na fase infanto-juvenil.
7. Consegue uma excelente disciplina apesar de prescindir de coerções tais como recompensas e castigos. Explica-se tal fato por tratar-se de umadisciplina que tem origem dentro da própria criança e não imposta de fora.
8. Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança, concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica, permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade que se constitui no fundamento de uma disciplina real.
9. Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria, e...
tracking img