Caio prado jr.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caio Prado Jr
Caio da Silva Prado Júnior (São Paulo, 11 de fevereiro de 1907 — São Paulo, 23 de novembro de 1990) foi um historiador, geógrafo, escritor, político e editor brasileiro. Publicou, em1933, a sua primeira obra - Evolução Política do Brasil -, uma tentativa de interpretação da história política e social do país.
As suas obras inauguraram, no país, uma tradição historiográficaidentificada com o marxismo, buscando uma explicação diferenciada da sociedade colonial brasileira.
Como intelectual teve importante atuação política ao longo das décadas de 1930 e 1940, tendoparticipado das articulações para a Revolução de 1930. Decepcionado com a inconsistência política e ideológica da República Nova, aproximou-se do marxismo e filiou-se ao Partido Comunista do Brasil, em 1931.Caracterizando a colônia como o sentido fundamental da estrutura e colonização que de forma inevitável perpassava pela formação do nacionalismo, Caio Prado tenta mostrar que a solução para o Brasilestava no mercado interno; pois se na época da colônia o mercado era voltado para o mercado externo, a iniciativa nacional deveria opor-se a esta e desenvolver a criação de um mercado que atendesseinternamente o país. Assim aceitando a tese do sentido da colonização onde o Brasil é dependente por ser exportador estamos aceitando a contraproposta de que para tornar um país independente tantopoliticamente quanto economicamente está atrelado à constituição do mercado interno.
Obra : História Econômica do Brasil
Caio Prado inicia a obra descrevendo as características geográficas do Brasil edo caráter inicial da formação econômica brasileira, a extração do Pau-Brasil, e do contexto econômico internacional, o capitalismo comercial e a expansão marítima.
O inicio da colonizaçãobrasileira é associada ao novo momento vivido pelo despertar do capital mercantil na Europa. A extração de matéria-prima do solo colonial atendia as necessidades comerciais européias. O “descobrimento” da...
tracking img