Cainbras e contraturas musculares em atletas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cãibras e contraturas musculares em jogadores de Futebol

O assunto a ser tratado neste artigo com certeza já se fez presente na vida de todos os atletas em dado momento: as cãibras e as contraturasmusculares. O objetivo é explicar o que são, por que ocorrem, como tratá-las e, principalmente, como prevenir o aparecimento das temidas cãibras e contraturas musculares.
Os músculos do nosso corpo,em condições normais, possuem uma característica denominada tônus muscular. O tônus muscular é uma tensão a qual as fibras musculares são submetidas constantemente, ou seja, os músculos nunca seencontram num total estado de relaxamento; e é esta característica que permite que os segmentos de nosso corpo mantenham-se sempre em equilíbrio.
As cãibras são contrações musculares involuntárias,repentinas e que ocasionam algia de grande intensidade.
As contraturas musculares, por sua vez, são contrações musculares causadas pelo aumento persistente do tônus muscular a níveis superiores ao normal. Aalgia causada é de menor intensidade, porém, mantém-se constante enquanto não houver o relaxamento da musculatura afetada.
Ambas, tanto as cãibras quanto as contraturas musculares, podem manifestar-sede forma súbita, após um trauma (constantemente presentes no dia-a-dia do praticante do Futebol) ou mesmo após a realização de um movimento brusco. Por se tratar de uma manifestação que ocorre emmúsculos esqueléticos, nenhuma região de contração voluntária esta livre de ser atingida por elas.
A região apreendida apresentará grande rigidez e dor à palpação; podendo ainda gerar dificuldade pararealizar a movimentação de um grupo muscular e/ou o segmento envolvido.
A causa destes dois quadros clínicos é basicamente a mesma: carência de nutrientes (eletrólitos) e/ou excesso de metabólitos (como oácido lático). O que significa que podem ser evitadas com uma alimentação balanceada e uma boa hidratação antes, durante e após os treinos. A utilização de bebidas isotônicas também favorece a...
tracking img