Cahnoneio

842 palavras 4 páginas
1) Marque a alternativa correta relacionada ao Underbalance. a– É uma elevada pressão produzida por aplicação direta na cabeça do poço . Os fluidos utilizados no poço são o fluido de completação ou ácido e N2 (gás). b- Cria fraturas de pequena penetração e alta condutividade que ultrapassam a região danificada pelo fluido, ampliando o raio de drenagem do poço. c- Junto com o fluido de completação também são transportados detritos da explosão (resíduos do cimento, revestimento e explosivos). Este fenômeno é denominado tamponamento e causa a queda na produtividade. d- Diferencial de pressão favorável a formação, logo após o canhoneio, o reservatório entra em produção. Assim, o poço deve estar totalmente completado e equipado.

2) Analise as opções e responda se estas são verdadeiras ou falsas:
( F ) Em relação a profundidade o CCL faz correlação com os perfis porosidade neutrônica e o densidade, para o correto posicionamento na zona de interesse.
(F ) Em uma operação de canhoneio convencional a montagem do equipamento segue a seguinte ordem: coluna de tubos, conectores, equipamento de correlação de profundidade e canhão.
(V ) Em relação a profundidade o CCL faz correlação com os perfis raio gama e sônico, para o correto posicionamento na zona de interesse.
(V ) A montagem do equipamento segue a seguinte seqüência: equipamento de correlação de profundidade , conector, canhão.

3) Marque a alternativa incorreta: a- Em relação ao Jet Performance é necessário um explosivo primário para iniciar a detonação. b- No Gun Perforation a penetração decresce quando a resistência à penetração do revestimento e da formação aumenta c- O Jet Performance é o mais usado atualmente devida as suas características de alta penetração e maior risco de dano a formação. d- No Gun Perforation A matriz da formação acaba sendo obstruída (plugueamento) com partículas finas de areia quebrada e sólidos do fluido de perfuração.

4) Em ralação as Classificações do Canhoneio

Relacionados