Cafeicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Devido a períodos de preços baixos os cafeicultores passaram por dificuldades para gerir seus negócios começaram a buscar novas tecnologias, novos mercados e diferenciais em seus produtos com isso houve diferentes formas de gestão nos grupos de organizações grandes, médias e pequenas.
Os grupos de grandes produtores investiram em mecanização das lavouras e em vendas diretas para oexterior. Os médios foram os que mais sofreram com este período negativo dos preços, pois não tinham capital para investir em novas tecnologias e com isso mantiveram um sistema tradicional de produção dependendo de muita mão de obra. O pequeno já conseguiu se adequar, pois, ele mesmo consegue gerir seu próprio negócio e com isso consegue vantagens governamentais, sociais e certificações especiais paraesta categoria, sem falar nas associações que os fortalecem e os deixam competitivos com os demais.
INTRODUÇÃO
A cafeicultura Brasileira se divide em três grupos: grandes, médios e pequenos.
Na ultima década foi difícil para esses grupos, pois tiveram que trabalhar com preços inferiores aos necessários para obtenção de lucros, e muitas vezes com preços abaixo dos custos de produção.
Com todasessas dificuldades, os grandes e médios conseguiram
Agregar mais valor ao produto, com uso de tecnologia, mecanização moderna e suas lavouras, redução de mão de obra, e comercialização direta para o exterior, pois tinham um bom produto e em quantidade suficiente para atender a esse mercado.
Diante deste cenário os pequenos produtores viram a necessidade de se organizarem e buscarem novos meiospara sobreviverem nessa atividade. A partir daí começou a surgir idéias de associações, buscar por métodos de produção mais eficientes e baratos e houve também o interesse de grandes empresas em valorizar de forma diferente esse grupo de produtores, criando a certificação Fair Trade (comercio justo que preza praticas sociais e ambientais corretas e o associativismo) exclusivo para pequenosprodutores.
Com esse trabalho mostraremos a pequenos produtores as vantagens do associativismo aprimoramento de técnicas de trabalho e mecanismo para diminuição dos custos de produção.


2 OBJETIVO

Convencer pequenos produtores a se enquadrarem nesse novo sistema de produção e comercialização do produto.


3 METODOLOGIA

Pesquisas em sites da internet, revistas, dados técnicos e estudo decaso.

4 JUSTIFICATIVA

Este trabalho é importante, pois mostram pequenos produtores as vantagens econômicas, sociais e ambientais dos produtores que aderirem a essa nova metodologia de trabalho.

5 DESENVOLVIMENTO

5.1 HISTÓRIA DO CAFÉ
Segundo os historiadores, os primeiros povos a fazer uso do café foram os árabes, em meados do século XV (1440). Também foram eles os primeiros a cultivar ocafeeiro no lêmen, em princípios do século XVI, com sementes coletadas na Etiópia, centro de origem ou de diversificação e dispersão da espécie Coffea arábicos, a única descrita na época. A cultura do café no Brasil foi iniciada em 1927, as primeiras sementes e mudas foram trazidas pelas mãos de Francisco Melo Palheta no Pará, e a primeira exportação do produto deu-se em 1732, no período colonialhouve grande interesse pelo café, a não ser no Ceará e na Bahia. Sua introdução no Rio de Janeiro, em 1760, despertou maior interesse e o cultivo se irradiou pelos estados vizinhos e para São Paulo. Em Campinas, o café entrou em 1797, mas apenas trinta anos depois é que se intensificou seu plantio na região.
Em Botucatu, em 1871, foi encontrado, pela primeira vez um cafeeiro com frutos amarelos,em vez de vermelhos. Isso, na época, naturalmente causou sensação. Muitos plantaram, por curiosidade, algumas mudas do Amarelo de Botucatu em suas propriedades. Como se originou do Arábico, a produção revelou-se pequena, embora alguns lavradores da época realçassem o seu valor. Com o tempo, o Amarelo de Botucatu foi levado a todos os países cafeicultores.
Assim, é importante destacar algumas...
tracking img