Cafe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 72 (17778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH

PATRICE LIMA CAETANO

PRINCIPAIS BARREIRAS E DIFICULDADES PARA A EXPORTAÇÃO DE CAFÉ DO ALTO PARANAÍBA (MG)

Belo Horizonte 2008

2

PATRICE LIMA CAETANO

PRINCIPAIS BARREIRAS E DIFICULDADES PARA A EXPORTAÇÃO DE CAFÉ DO ALTO PARANAÍBA (MG)

Monografia apresentada ao Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH como requisito parcial àobtenção do título de bacharel em Relações Internacionais. Orientadora: Profa. Sylvia Ferreira Marques

Belo Horizonte 2008

3

PATRICE LIMA CAETANO

PRINCIPAIS BARREIRAS E DIFICULDADES PARA A EXPORTAÇÃO DE CAFÉ DO ALTO PARANAÍBA (MG)

Monografia apresentada ao Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH como requisito parcial à obtenção do título de bacharel em RelaçõesInternacionais. Orientadora: Profª. Sylvia Ferreira Marques

Monografia defendida e aprovada em: 09/12/2008. Banca examinadora:

_______________________________________________ Prof. Clégis Dolabella Romeiro, Uni-BH

__________________________________________________ Profª. Geraldine Marcelle Moreira Braga Rosas, Uni-BH

4

Dedico este trabalho, primeiramente a Deus, pois sem Ele nada seriapossível e não estaríamos aqui reunidos, desfrutando, juntos, destes momentos que nos são tão importantes. A minha querida mãe e ao meu paciente pai, que sempre me incentivaram na busca pelo conhecimento, dando um inesgotável apoio, amor, compreensão e não permitindo que eu desistisse nunca. Esses pais, cujo exemplo de seres humanos e de profissionais eu procuro seguir. A minha tia Eunice, meu tio Carlose minha prima Maisa, sempre prestativos e que me ajudaram muito no começo da minha nova trajetória. Enfim, a todos aqueles que viveram comigo esta jornada tão árdua, porém compensatória e que, com a graça de Deus, está sendo vencida. Que não lhes falte saúde e esperança, alegria e muita paz. Quero lhes agradecer pelas noites em vigília, pelas preces orvalhadas de lágrimas, pela plena dedicação.Surgem, nos horizontes, dias mais tranqüilos e noites mais amenas, porque a felicidade está chegando... Ela há de vir e ficará conosco para todo o sempre!!!

5

Agradecimentos: Agradeço imensamente a minha orientadora Sylvia Ferreira Marques, pela incansável paciência, atenção, companheirismo sendo ela a maior contribuinte para o desenvolvimento dessa monografia. As minhas colegas de sala,pelos momentos de aprendizagem constante e pela amizade solidificada, ao longo de todo o curso, sempre dispostas a me ajudarem.

6

"É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar; é melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes em casa me esconder. Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidadeviver..." (MARTIN LUTHER KING).

7

RESUMO

A região do Alto Paranaíba (MG) desde alguns anos vem apresentando lugar de destaque no cultivo e exportação de vários produtos agrícolas, dentre eles o café. Esse grão sempre representou para o Brasil grande fonte geradora de riquezas, porém existem muitas dificuldades para o comércio desse tipo de produto no mercado internacional. O presentetrabalho destaca a produção de café da região do Alto Paranaíba (MG), apresentando os principais compradores, as barreiras e as dificuldades impostas por esses para a importação desse grão. Por fim, conclui que as regras do comércio internacional de bens agrícolas favorecem os países desenvolvidos em detrimento dos menos desenvolvidos e que as barreiras ao comércio de café do Alto Paranaíba semanifestam na forma de barreiras tarifárias, em especial picos tarifários, bem como assume outras formas de barreiras comerciais, como as barreiras técnicas e fitossanitárias. Palavras-chave: GATT. OMC. Café. Alto Paranaíba (MG). Barreiras ao comércio. Subsídios. Barreiras sanitárias. Barreiras fitossanitárias.

8

ABSTRACT

The region of Alto Paranaíba (MG) since few years has shown very...
tracking img