Cafe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO: 1 - Conhecer os principais passos a serem seguidos em uma operação de exportação; e 2 - Conhecer os procedimentos de exportação de café de uma empresa nacional, a qual foi objeto de entrevista pelo grupo.

ROTEIRO: CONSIDERAÇÕES INICIAIS HISTÓRICO FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO PLANEJAMENTO PESQUISA DE MERCADO NEGOCIAÇÃO COM O EXPORTADOR INFORMAÇÕES GERAIS

CONSIDERAÇÕES INICIAISExistem muitos países para os quais, em princípio se pode exportar e muitas vezes não se faz nenhuma escolha: a empresa apresenta uma atitude reativa, atendendo a solicitações de importadores. Não é a empresa que exporta, e sim o importador que compra dela! É bom salientar que critério mais correto é o de selecionar o mercado: com base na capacidade exportadora e na pesquisa de mercado e cabe salientarque as pesquisas promovidas poderão ser de CAMPO ou de GABINETE. As pesquisas de campo requerem um investimento maior que as de gabinete, porém detém maior margem de acerto.

HISTÓRICO:
O café chegou ao Brasil, em 1727, trazido da Guiana Francesa para o Brasil pelo SargentoMor Francisco de Mello Palheta; O primeiro plantio ocorreu no Pará. Devido às nossas condições climáticas, o cultivo decafé se espalhou rapidamente; Já naquela época o café possuía grande valor comercial; Durante muito tempo, o café brasileiro mais conhecido em todo o mundo era o tipo Santos. A qualidade do café santista e o fato de ser um dos principais portos exportadores do produto, determinou a criação do Café Tipo Santos; A cafeicultura no centro-sul do Brasil enfrentou problemas em 1870, quando uma grandegeada atingiu as plantações do oeste paulista provocando grandes prejuízos, e, mais tarde, durante a crise de 1929. No entanto, após se recuperar das crises, a região se manteve como importante centro produtor; As áreas cafeeiras estão concentradas no centro-sul do país, onde se destacam quatro estados produtores: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A região Nordeste também templantações na Bahia, e da região Norte pode-se destacar Rondônia.

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO
PESQUISA DE MERCADO
PREÇO PRAZO NCM

PLANEJAMENTO

NEGOCIAÇÃO COM O EXPORTADOR
PAGAMENTO INCOTERMS

ELABORAÇÃO DA FATURA PRO FORMA

ENVIO DA FATURA PRO FORMA AO IMPORTADOR

IMPORTADOR VAI AO BANCO E SOLICITA ABERTURA DE CRÉDITO (L/C)

EXPORTADOR ANALISA A CARTA DE CRÉDITO

EXPORTADOR ELABORA AFATURA COMERCIAL

EXPORTADOR PREPARA A MERCADORIA PARA EMBARQUE

EXPORTADOR ELABORA O PACKING LIST

EXPORTADOR EMITE A NOTA FISCAL

EXPORTADOR PROVIDENCIA O PRÉ-TRANSPORTE ATÉ O PORTO

EXPORTADOR SOLICITA O DESPACHO ADUANEIRO

PAGAMENTO DO FRETE E SEGURO PELO EXPORTADOR

RECEBIMENTO DO CONHECIMENTO DE EMBARQUE

DESEMBARAÇO E AVERBAÇÃO JUNTO A SRF

EMISSÃO DO COMPROVANTE DE EXPORTAÇÃOEXPORTADOR CONSOLIDA TODA A DOCUMENTAÇÃO

EXPORTADOR CONTRATA CÂMBIO

EXPORTADOR ENTREGA DOCUMENTAÇÃO AO BANCO

EXPORTADOR LIQUIDA O CÂMBIO E RECEBE OS REAIS

EXPORTADOR ENVIA CARTA DE AGRADECIMENTO

FIM

PLANEJAMENTO
Uma certa empresa brasileira, instalada no Rio de Janeiro, industrializa café utilizando processos de alta tecnologia; A empresa tem como missão oferecer blendscompostos de grãos classificados, certificados e premiados, comprados de propriedades localizadas em regiões tradicionalmente produtoras dos melhores cafés do Brasil. São fazendas preparadas com modernos métodos, para atender desde o plantio até o preparo e armazenamento dos cafés que, a cada ano, participam de concursos para a escolha dos melhores cafés da safra; Há investimento constante emsistemas e equipamentos, concentrando-se, também, na capacitação de sua equipe em busca sempre do melhor produto final, com a qualidade e o alto padrão exigidos pelo mercado; P.ex.: No sul de minas só produz café com alto nível de acidez, em São Paulo produz café mais adocicado, no Espírito santo produz cafés com gosto de remédio, a qualidade dele depende quase que exclusivamente do clima, água,...
tracking img