Cafe soluvel economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O consumo do café solúvel cresce em ritmo acelerado em todo o mundo, a taxas de 3% anuais, mas o Brasil, que já foi o maior exportador do produto, está perdendo espaço neste promissor mercado. Somosalvo de injustificável discriminação comercial da União Europeia, sem uma efetiva reação do governo, que adota postura de nação coadjuvante, não de líder emergente.
Enquanto indústrias europeiasexportam livremente café industrializado para o Brasil, não há contrapartida para a sobretaxa de 9% que a UE impõe ao solúvel nacional. A grande ironia é que o café industrializado europeu, o torrado emoído consumido aqui, é, em grande parte, produzido com café verde (grão) brasileiro.
O governo permite a importação do café industrializado europeu sem contrapartidas, privilegiando indústriaslocalizadas no exterior, mas não autoriza empresas brasileiras a importar o grão, a fim de reutilizá-lo como insumo e exportar o nosso solúvel com valor agregado (o chamado regime de drawback). Síndrome decolonizado?
O resultado da barreira tarifária imposta pela UE desde 2006, sob o falacioso argumento de estimular países menos desenvolvidos, levou a produção de solúvel para outras nações da AméricaLatina, da Ásia e da Europa. Como resultado, veio a redução de nossa produção e de nossas exportações, justamente no período de maior aumento do consumo mundial.
As vendas de solúvel brasileiro parao Velho Continente, que chegaram a ser de 25 mil toneladas em 2004, quando éramos o principal exportador mundial, despencaram para 13,7 mil em 2010. Nesse período, países que sequer contavam com umafábrica passaram a produzir e exportar solúvel.
O Vietnã montou plantas com capacidade para 20 mil toneladas anuais, totalmente voltadas para a exportação. A Colômbia, que produzia 5 mil toneladasanuais de solúvel, montou novas fábricas e agora produz 20 mil toneladas. A Índia, que contava com rudimentares fábricas e praticamente não consome café, instalou um moderno parque que hoje produz 40...
tracking img