cafaf

1282 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS DE ARRAIAS
ACADÊMICO: WANDERSON OLIVEIRA BUENO

RESPOSTAS
1. A puberdade tem um aspecto biológico e universal, caracterizada que é pelas modificações visíveis, como por exemplo, o crescimento de pêlos pubianos, auxiliares ou torácicos, o aumento da massa corporal, desenvolvimento das mamas, evolução do pênis, menstruação, etc. Estas mudanças físicas costumam caracterizar a puberdade, que neste caso seria um ato biológico ou da natureza. A Adolescência é uma atitude ou postura do ser humano durante uma fase de seu desenvolvimento, que deve refletir as expectativas da sociedade sobre as características deste grupo. A adolescência, portanto, é um papel social. E esse papel social de adolescente, parece sempre ter sido simultâneo à puberdade. Alguns filósofos gregos identificavam essa etapa de vida das pessoas por começarem a ficar indisciplinadas, a questionar a autoridade dos pais, o terem desejos sexuais, etc. Os adolescentes ainda podem se caracterizar por estarem no sistema escolar ou em algum outro contexto de aprendizagem, por outro lado há alguns que não continuam com seus estudos depois do ensino médio, anos depois voltam a prossegui-los.

2. (A) Sigmund Freud: Término do estagio de latência e o ressurgimento dos impulsos sexuais após a puberdade com o que o desenvolvimento psicossexual alcançava sua meta final: a fase da sexualidade genital.
Anna Freud: O aumento dos impulsos sexuais como consequência da maturação da puberdade faria com que os mecanismos de defesa utilizados pelo eu se mostrassem insuficientes, então seriam necessários mecanismos adicionais, um deles e a intelectualizarão – consequência de nova capacidade cognitiva. Outro, é a ascetismo – sujeição generalizado a todas atividades que proporciona algum tipo de satisfação.
Peter Blos: Outro psicanalítico que estudou detalhadamente o desenvolvimento adolescente entre meninos e meninas. Durante a adolescência ocorre um segundo processo de

Relacionados

  • relatorioponte
    126226 palavras | 505 páginas