Café

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico


O café é importante para o Brasil desde a época do império. O produto se adaptou tão bem aos solos e climas brasileiros que quatro anos após o estabelecimento da cultura no país, em 1727, já ocorriam as primeiras exportações. No ano de 1849, a produção brasileira de café já atingia 40% da produção mundial e chegou a contribuir isoladamente com 70% do valor de nossas exportações noperíodo de 1925/1929.

Nos anos de 1987 até 2000, cerca de 25% da produção mundial de cerca de 100 milhões de sacas de café ao ano, eram provenientes do Brasil. Em 1997, esse produto gerou mais de três bilhões de dólares em receitas cambiais para o país. Embora o café tenha, ao longo do tempo, diminuído sua participação nas exportações brasileiras - devido a diversificação de produtos exportados- constitui-se, ainda hoje, um expressivo gerador de divisas.Exemplo disso é que o café, em 2008, representou cerca de 2,37% da pauta de exportação brasileira. Hoje, o Brasil é, ainda, o principal exportador do produto, com uma exportação média, nos últimos três anos de 28,3 milhões de sacas.

O café é um dos maiores geradores de riquezas do planeta. É responsável pela geração de um grandenúmero de empregos em todos os setores da economia, indo desde os setores de máquinas, equipamentos e insumos, passando pela produção no campo e pela indústria, até o setor de serviços, como logística e comércio.

A produção brasileira de café é a maior do mundo, respondendo por mais de um terço de toda a produção mundial. Em 2009, o volume de produção está estimado em 39,073 milhões de sacas. O paíspossui aproximadamente 6,4 bilhões de pés de café, com 2,3 milhões de hectares de área plantada - pouco mais da metade só no Estado de Minas Gerais. Como exemplo dessa dimensão produtiva, em 2008, a produção de café representou cerca de 0,5% do PIB brasileiro.

Marcos institucionais

Devido à importância do café nas exportações brasileiras, foi criado, em 1931, o Conselho Nacional do Café(CNC), que, em 1933, foi substituído pelo Departamento Nacional de Café (DNC), autarquia federal subordinada ao Ministério da Fazenda, que controlou o setor até 1946. Em 1952, foi criado o Instituto Brasileiro do Café (IBC), formado principalmente por cafeicultores, que definiu as diretrizes da política cafeeira até 1989.

Após a extinção do IBC, foi criado, em 1996, pelo Governo Federal, oConselho Deliberativo de Política do Café (CDPC), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e que tem a finalidade de formular as políticas públicas concernentes à produção, comercialização, exportação e marketing, bem como de estabelecer um programa de pesquisa agronômica e mercadológica para dar suporte técnico e comercial ao desenvolvimento da cadeia agroindustrial do café.O CDPC foi criado a partir do Decreto nº 2.047, de 29 de outubro de 1996, e é presidido pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio, tendo ainda como representantes do MDIC, o Secretário de Produtos de Base e o Diretor do Departamento Nacional do Café. Compõem ainda o referido Conselho, representantes dos Ministérios da Fazenda, das Relações Exteriores, da Agricultura e doAbastecimento, do Planejamento e Orçamento e das seguintes entidades: Conselho Nacional do Café, Confederação Nacional da Agricultura, Associação Brasileira da Industria do Café, Associação Brasileira da Industria do Café Solúvel e da Federação Brasileira dos Exportadores de Café.

Em 1996, foi firmado um protocolo de intenções entre o Ministério da Agricultura e do Abastecimento e o Ministérioda Indústria, do Comércio e do Turismo com o objetivo de estabelecer o Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (PNP&D/Café), sob coordenação da Embrapa, em parceria com as instituições componentes do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), institutos e universidades brasileiras e a iniciativa privada do agronegócio café.

Ficou estabelecido que o PNP&D/Café deve...
tracking img