Café filosofico

Páginas: 3 (735 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
para cima, para o mundo inteligível que considera ser o real; Aristóteles aponta para baixo, para o mundo sensível que considera ser o único que existe.
Platão
Platão (428/427-348/347 a.C.)afirmava que existem dois mundos: o sensível que é aquele em que nos encontramos e o inteligível que só pode ser alcançado pela razão e pela lógica. Para Platão, só o mundo inteligível é real enquanto que osensível é transitório e ilusório. Ele explicou isso no famRepare bem na imagem acima. Ela resume a filosofia de Platão e Aristóteles. Platão aponta oso Mito da Caverna:
"Imaginemos um muro bem altoseparando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Ficam decostas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa umafogueira. Pelas paredes da caverna também ecoam os sons que vem de fora, de modo que os prisioneiros, associando-os, com certa razão, às sombras, pensam ser eles as falas das mesmas. Desse modo, osprisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.
Imagine que um dos prisioneiros consiga se libertar e, aos poucos, vá se movendo e avance na direção do muro e o escale, enfrentando comdificuldade os obstáculos que encontre e saia da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza."
Aristóteles
Aristóteles (384-322 a.C.)foi discípulo de Platão, mas nunca aceitou essa ideia de dois mundos distintos. Para Aristóteles só havia um mundo: este em que nos encontramos. Se o homem não consegue conhecer algo mais do que osseus sentidos lhe mostram, então é porque esse algo não existe ou, na melhor das hipóteses, não vale a pena ser conhecido e por isso não é nada para nós.
etica
De acordo com o filósofo, toda a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Café Filosófico
  • transcrição café filosófico birman
  • Resumo Café Filosófico
  • Resenha crítica
  • O café filosófico com Viviane nos relata sobre a filosofia de Nietzsche
  • Resenha do filme O TRABALHO Programa Café Filosófico
  • Café
  • O cafe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!