Café da manhã nas barracas de ruas em sp

Páginas: 29 (7164 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
1- Introdução

Aliar uma boa alimentação ao tempo disponível, recurso financeiro, locais para se alimentar entre outros tem sido um grande desafio para a maioria das pessoas. Entende-se por comida de rua “alimentos e bebidas prontos para o consumo, preparados e/ou vendidos em vias públicas e outros locais similares, para consumo imediato ou posterior, mas que não requerem etapas depreparo ou processamento adicionais, incluindo frutas e vegetais vendidos fora de áreas autorizadas” (LATHAM, 1997).
A importância de uma boa alimentação é equilibrar qualidade e quantidade dos alimentos, para que forneçam todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, evitando excessos e carências. A alimentação deve ser fracionada em pelo menos três principais: desjejum(objeto de nossa pesquisa), almoço e jantar.

No Dicionário Houaiss da língua portuguesa (2001), desjejum vem do latim vulgar desjejunare (quebra do jejum), ou seja, representa a quebra do jejum involuntário feito durante o sono.

Gil (2005) aponta a importância do café da manhã para um bom funcionamento do organismo, pois fornece energia para as primeiras horas do dia, e este nãosendo adequado poderá haver comprometimento do intelecto, da aprendizagem e baixo rendimento físico.

Gambardella et al (1999) relaciona a omissão do desjejum a uma possível contribuição para o desenvolvimento da obesidade e uma possível deficiência de cálcio, uma vez que essa refeição concentra o maior consumo de alimentos fontes desse mineral.

Objetivos:

Esta pesquisa tempor objetivo estudar o café da manhã vendido em barracas de rua. O foco principal será identificar se o café da manhã oferecido nas barracas de rua em comparação ao café da manhã oferecido na padaria é uma opção financeiramente viável para as pessoas consideradas “classe c”. Abordaremos entre outras coisas, a importância do café da manhã para o organismo, a origem das bebidas estimulantesexistentes no café da manhã e o surgimento das barracas de rua como trabalho informal.

1- História da alimentação e a introdução da bebida “café”

Precisamos nos alimentar para viver.
Essa é uma verdade incontestável. Mas o dilema não é só se alimentar, mas sim como se alimentar, selecionando os alimentos para que promovam a saúde e previnam contra doenças.
A alimentação nos diasde hoje é completamente diferente da alimentação dos nossos antepassados.
Na era pré-histórica, no período Quaternário, cerca de 6000 anos a.C. o homem alimentava-se basicamente da coleta de frutos e raízes, da pesca e caça de animais e de cereais que cresciam de forma selvagem.
Mas foi no período Neolítico ou Idade da Pedra Polida, cerca de 4000 anos a.C. que surgiram as primeirascivilizações e por conseqüência a mudança nos hábitos alimentares, uma vez que a agricultura foi descoberta e os animais domesticados, iniciando-se o ato de pastoril. O homem não precisava mais sair para caçar e a vida tornou-se mais fácil e ociosa. A agricultura e o rebanho eram garantia de sobrevivência (CAPELANI, A alimentação na pré-história).

O domínio da agricultura encorajou aspessoas a abandonarem de vez a vida de nômades e se fixarem em um único local, aproveitando assim a época exata das colheitas, e embora esses grãos não tivessem muita utilidade quando crús, descobriu-se que quando esmagados ou comprimidos e mergulhados em água tornavam-se comestíveis, e ao contrário de outros alimentos podia-se estocar os grãos para o caso de indisponibilidade de outros alimentos.Os cereais que até então tinham tido a sua importância relegada a um segundo plano, tornaram-se alimentos importantes principalmente depois de duas descobertas. A primeira é que os grãos embebidos em água começavam a brotar com gosto doce. A causa dessa doçura é que o grão úmido produz a enzima diástase, que converte o amido dentro do grão em maltose, e em uma época onde praticamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Café da manhã
  • cafe da manha
  • cafe da manha
  • Café da manhã
  • Café da Manhã Nutritivo
  • Um Café da manha com Scot
  • importancia do cafe da manha
  • Importancia do cafe da manha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!