Caderno_de_exercicios_comunicacao_verbal_e_escrita__2015

56050 palavras 225 páginas
CADERNO DE EXERCÍCIOS

COMUNICAÇÃO VERBAL

E

ESCRITA

PROFESSOR

OLIVIR CHAVES

2015.2

COMO O NÃO REVIGOROU A LÍNGUA
Falar é algo tão natural que nem nos damos conta da maravilha que é a linguagem. Graças a ela, podemos nos referir a fatos e objetos ausentes, passados, futuros, hipotéticos e mesmo abstratos. Mais do que isso, podemos pensar, sonhar, imaginar – numa palavra, criar mentalmente antes de realizarmos materialmente.
Mas uma outra coisa de que não nos damos conta é que, quando falamos ou pensamos, estamos criando em nossa mente uma outra realidade, uma espécie de “realidade virtual”, paralela e, ao mesmo tempo, diferente do mundo real.
Para entendermos isso, é preciso ter em vista que os humanos (exceto os portadores de alguma anomalia sensorial, evidentemente) percebem biologicamente o mundo da mesma maneira. Isto é, os órgãos dos sentidos captam as mesmas imagens, os mesmos sons e cheiros, as mesmas sensações.
Entretanto, cada povo (e, mesmo, cada indivíduo) faz uma análise diferente do mundo que percebe em razão do seu particular sistema de valores. Embora os olhos de todos sejam, em princípio, iguais do ponto de vista funcional, quando um americano avista um mico e um gorila, ele interpreta esses dois espécimes como pertencentes a duas espécies animais diferentes, denominadas em inglês monkey eape. Já um brasileiro, ao ver o mesmo par de animais, reconhecerá aí uma única espécie e dirá: estou vendo dois macacos. E o problema é que nem o brasileiro nem o americano percebem o mundo rigorosamente como é: nenhum deles, ao olhar para os animais, vê células ou átomos de que são formados.
Portanto, o mundo em que vivemos – ou acreditamos viver – é na verdade um simulacro do real, é o que resta da realidade depois de a informação que dela emana passar por dois filtros: primeiro, o filtro biológico dos sentidos; depois, o filtro ideológico da cultura. Na verdade, por mais paradoxal ou chocante que isso possa soar, o homem não vive

Relacionados