Cadeias de suprimentos e produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

JOSÉ RIBEIRO

PRODUÇÃO TEXTUAL
CADEIAS DE SUPRIMENTOS E PRODUÇÃO

Januária - MG
2011

JOSÉ RIBEIRO

PRODUÇÃO TEXTUAL
CADEIAS DE SUPRIMENTO E PRODUÇÃO

Atividade Interdisciplinar Individual apresentado ao CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para asdisciplinas OPERAÇÕES E LOGÍSTICA, ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO e ESTATÍSTICA ref. ao 7º Semestre, como requisito parcial para a obtenção do título de BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO.

Professores: Thiago Nunes Bazoli, Ulysses A. Januzzy, Luis Cláudio Perini e Helenara R. Sampaio Figueiredo.

Januária - MG
2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. ANÁLISE DOESTUDO DE CASO 4
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10



1. INTRODUÇÃO
Este estudo de caso tem como referência o texto: A ESTRATÉGIA DA DELL COMPUTER, o qual tem como objetivo levar o leitor a entender e fixar os principais aspectos que formam os fundamentos da Produção e ao mesmo tempo, levá-lo a entender e refletir sobre o papel da produção na estratégia da empresa, istoé, das CADEIAS DE SUPRIMENTO E PRODUÇÃO.


2. ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO
Como veremos a seguir a DELL sempre manteve sua estrutura baseada na demanda, a qual é puxada e não empurrada, focando a venda direta ao cliente com produtos e atendimento personalizado ao cliente, todavia ainda que não tivesse uma intenção inicial reinventou a fabricação de microcomputadores, ao enxergar que o PC poderiaser fabricado sob encomenda, praticamente aos mesmos custos dos modelos de larga escala, solucionando a questão do custo através da modularização.
“Como construímos computadores consoante às necessidades específicas dos clientes, não temos estoques elevados. E como os nossos fornecedores entregam os componentes à medida que necessitamos deles, minimizamos os desperdícios. Deste modo, as reduçõesnos custos podem ser transmitidas rapidamente para os consumidores”. (DELL et al., 1999: p.32)
Conforme afirmativa dada pela própria DELL (acima) eles trabalham com a demanda puxada, isto é, produzem após a realização do pedido utilizando o sistema just in time, isto é, conforme os pedidos dos seus clientes, eles efetivam seus pedidos aos seus fornecedores a fim de atender o prazo proposto aocliente, de forma que a matéria-prima é entregue no momento em que será utilizada. Quanto aos seus parceiros, eles também trabalham com a demanda puxada, todavia têm de manter seus produtos em estoques, conforme a previsão de demanda calculada seguindo estatística dos pedidos já realizados.
Houve uma quebra de paradigma pela empresa Dell devido a modularização da estrutura do produto, facilitando oaspecto, tanto da montagem como da personalização. Houve uma integração da mesma com seus fornecedores formando uma rede onde todos saem ganhando, haja vista ela vender muito. Além disso temos um ganho em segurança, volume, estabilidade, maior giro dos estoques. Propiciando assim aos fornecedores uma alavancagem ao canalizar seus investimentos e estratégias focados na sua competência central.
Ascompetências centrais da empresa Dell estão concentradas mais nas funções de serviços do que industrial, seu foco está nos serviços de montagem, logística, marketing, atualização de tecnologia e assistência técnica visando altíssimo valor agregado ao cliente. Sendo assim a logística superior sempre foi o maior diferencial da empresa, enquanto outras empresas continuam com dificuldades desenvolvertal competência, diante da grande estrutura baseado em modelos antigos (fordista, isto é, produção com foco no produto e não na demanda).

Finalizando, balizados em Venkatraman (1994), podemos afirmar que a DELL vê a cadeira de fornecimento com um dado, o qual gerencia como ativos mais importante da empresa, e o faz com maestria, ao oferecer valor aos clientes e aos seus produtos, com um...
tracking img