Cadeias alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cadeias Alimentares
Fluxo de materia e energia
→ A ecologia e sua importância
A palavra Ecologia deriva de duas palavras gregas: oikós = casa e logos – estudo. Podemos dizer que, literalmente, Ecologia significa o estudo da casa. Considerando, entretanto, o termo casa como todo o ambiente terrestre, a palavra Ecologia passa a se referir ao estudo do ambiente. A Ecologia é uma ciência que setem tornado cada vez mais importante nos dias atuais, uma vez que a interferência do homem sobre os ecossistemas vem aumentando consideravelmente. Essa interferência pode provocar sérios desequilíbrios ecológicos. Por
isso, é cada vez mais imperioso conhecermos a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas, a fim de podermos propor maneiras racionais de utilização dos recursos naturais semprovocar alterações ambientais drásticas.

→ Componentes estruturais de um ecossistema
Os ecossistemas apresentam dois componentes principais que se inter-relacionam:
• Fatores abióticos – São os fatores não vivos. Podem ser físicos, como a radiação solar, temperatura, luz, umidade, ventos, ou químicos, como os nutrientes, presentes nas águas e no solo.
• Fatores bióticos – Representados pelosseres vivos que compõem a comunidade ou biocenose ou biota. O conjunto desses fatores forma o biótopo (bio = vida; topos = lugar). Podem ser consideradas ecossistemas parcelas da biosfera de diferentes tamanhos, como, por exemplo, uma pequena lagoa ou o oceano todo, desde que haja intercâmbio de matéria e de energia entre seus elementos. A biosfera toda pode ser considerada um grande ecossistema.

→Hábitat e nicho ecológico
O lugar que um organismo ocupa no ecossistema é o seu hábitat; o seu papel, ou seja, a sua função, é o seu nicho ecológico.

→ Estrutura trófica dos ecossistemas
O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico. O primeiro nível trófico é formado pelos organismos autótrofos, também chamados de produtores.Por sua vez, os heterótrofos podem ser classificados como consumidores, quando se alimentam de outros organismos, ou decompositores, quando obtêm energia a partir da decomposição do corpo de organismos mortos. Os decompositores devolvem ao ambiente substâncias orgânicas e inorgânicas que poderão ser utilizadas pelos produtores. Este processo é fundamental no ciclo da matéria na natureza. Osconsumidores podem ser:
• Primários, quando se alimentam de produtores – caso dos animais herbívoros, ou seja, que se alimentam de plantas. Ocupam o segundo nível trófico
.• Secundários, quando se alimentam de herbívoros. Ocupam o terceiro nível trófico.
• Terciários, quando se alimentam de consumidores secundários. Ocupam o quarto nível trófico.
• Quaternários, quando se alimentam de consumidoresterciários. Ocupam o quinto nível trófico.
Os animais onívoros alimentam-se tanto de autótrofos quanto de heterótrofos, podendo ocupar mais de um nível trófico. É o caso, por
exemplo, do ser humano: quando se alimenta de plantas, ocupa o segundo nível trófico (consumidor primário), mas, quando se alimenta de carne de boi, ocupa o terceiro nível trófico (consumidor secundário).

→ Cadeias eteias alimentares
A cadeia alimentar corresponde à sequência de organismos em que um serve de alimento para o outro, a partir do produtor. Na cadeia a seguir foram representados seis níveis tróficos.
Nos ecossistemas, entretanto, não existe apenas uma cadeia alimentar possível, mas várias cadeias que se inter-relacionam, formando o que se chama de teia ou rede alimentar.
Exemplo de teia alimentarem um ambiente terrestre. Os seres representados não estão em escala. É muito importante que tenhamos conhecimento das cadeias e teias alimentares dos ecossistemas para planejar o uso de determinada região. Não se pode retirar elos da estrutura trófica, nem acrescentar outros, sem que se avalie o impacto que essa interferência pode trazer ao ecossistema.

→ Energia e matéria nos ecossistemas...
tracking img