Cadeia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias
Curso: Agroindútria
Disciplina: Química geral
Docente: Gisely Maria Freire Abílio
Discentes: Emanuel Guedes dos Santos

Bananeiras, PB
Outubro/2012

Química Analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química quepermitem determinar a composição química das substâncias ou de mistura das mesmas, e também o desenvolvimento de novas técnicas, métodos de processo analítico. A química analítica encontra-se presente em praticamente todas as atividades humanas que envolvem a química. Por exemplo, agricultura, meio-ambiente, transformação metalúrgica, farmacologia, etc.. O teor de nitrogênio de um fertilizante determinaseu valor comercial. Os alimentos devem ser analisados com relação aos contaminantes ou teor de vitaminas.

A disciplina de química analítica engloba as análises químicas qualitativas e quantitativas, que usam as técnicas desenvolvidas por em evidencia o conteúdo de uma
amostra. Então a composição de uma substancia pode ser determinada por uma análise. O procedimento para análise de umasubstância pode ser QUALITATIVO, isto é, vai determinar a identidade dos constituintes presentes, ou QUANTITATIVO, isto é, vai determinar a quantidade dos contituintes. A análise qualitativa inclui de um modo geral, um grande número de diferentes procedimentos dentre os métodos modernos, tais como, cromatográficos, nucleares, entre outros.

O método a ser utilizado neste envolve a dissolução daamostra e a análise da solução, através de reações químicas. A análise de uma amostra desconhecida deve atrair a atenção do aluno, dando-lhe uma idéia do andamento de uma pesquisa, qual seja:

1. Definir o problema e estabelecer meios de como soluciona-lo;
2. Realizar as experiências observando atentamente os resultados
3. Tomar as decisões necessárias e
4. Chegar a uma conclusão.

A químicaanalítica envolve métodos voltados para a determinação da composição da matéria. Os métodos qualitativos produzem informações sobre a identidade das espécies atômicas e moleculares ou mesmo grupos funcionais na amostra e os métodos quantitativos geram resultados numéricos relacionados à quantidade dos componentes na amostra.
Os métodos analíticos são classificados em clássicos e instrumentais.
Osmétodos clássicos das análises empregam a separação dos componentes de interesse (os analitos) por técnicas como destilação, precipitação ou extração. Já para análises qualitativas, os componentes separados eram então tratados com reagentes (chamado Marcha Sistemática, que consiste em identificar e separar cátions e anions), que em contato com o analito, produziam compostos identificados pela suacor, solubilidade, pontos de fusão e ebulição - assim as espécies químicas podem ser identificadas.
A quantificação dos analitos pode ser feita através de técnicas simples, mas muito precisas, como a volumetria (titulações) e a gravimetria (medidas de massa).
A análise de uma amostra deve ser feita de criteriosamente, pois é a partir dos dados obtidos que teremos ideia do material a ser usado.Saber com quais elementos estamos lidando e com a quantidade de cada um, facilita no entendimento para o emprego da amostra em outras coisas. Como por exemplo, a qual temperatura e pressão pode ser submetida, com quais elementos reage e a que quantidade de outros elementos ela pode entrar em contato sem modificar sua estrutura, entre outros.

QUÍMICA ANALÍTICA

DEFINIÇÃO
A química analítica éa área voltada para as análises e estudo da composição das amostras (análise qualitativa), assim como a quantidade de determinado elemento (análise quantitativa).
Os fatores podem ser considerados quando se escolhe uma técnica de química analítica são:
* A natureza da análise poderá ser Elemental ou molecular, repetitiva ou intermitente.
* As restrições inerentes aos materiais...
tracking img