Cadeia textil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CADEIA TEXTIL

O mundo da moda não vive apenas das criações dos estilistas, mas por trás delas existe, um mercado que movimenta vários setores que é a cadeia têxtil.

Chamamos de cadeia têxtil todas as etapas da industrialização de uma fibra têxtil desde o seu beneficiamento primário após a colheita até a confecção das roupas produzidas a partir do tecido gerado na suaindustrialização. Fazem parte desta cadeia todas as Indústrias responsáveis por cada etapa de transformação desta fibra têxtil: beneficiamento, fiação, tecelagem, tinturaria, confecção e distribuição. (Site:www.coexis.com.br)

Chamamos de fibra têxtil qualquer matéria ou produto que pode ser transformado em um substrato têxtil, seja ele um fio, tecido, malha, etc. (Livro:O beneficiamento têxtil naprática.1 ed.São Paulo: Golden Química do Brasil Ltda.,2005.Autor:Vidal Salem,Alessandro De Marchi,Felipe Gonçalves de Menezes.)

A seguir um esquema simplificado dos elos que fazem parte da cadeia têxtil:
[pic]
 (Fonte da imagem:-Livro:. Universo da Moda: Curso Online.Sem edição. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 1999.Autor:Dario Caldas.)


E a cadeia têxtil completa:

[pic]

(Fonte daimagem: Apresentação em Power Point-Disciplina de Novos estilos e materiais,dos professores Fabiana Mendes e Emanuel Santana  da FMU-Agosto/2008.)

Segundo Caldas (1999, p. 44), o setor têxtil é dividido em dois, o primeiro é a indústria têxtil e indústria de confecções, para essa cadeia funcione é necessário que todos os elos estejam bem sincronizados em termos do que e quando produzir, daí aexistência de um calendário comum, chamado “timing da moda”, que segue o seguinte cronograma:

[pic]

1-As cores são pensadas e decididas de 24 a 30 meses antes da estação em que a roupa estará na vitrina.

2-Os fios são desenvolvidos 18 meses antes da estação.

3-Os tecidos, por sua vez, 12 meses antes.

4-A confecção (de roupas, acessórios, complementos), 9 meses antes.

5-Tudo issopara que as coleções sejam apresentadas e vendidas ao varejo 6 meses antes de a estação chegar(VINCET-RCARD,1989).

Livro:. Universo da Moda: Curso Online.Sem edição. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 1999.Autor:Dario Caldas.

Mas ultimamente esse timing já não corresponde á realidade, devido a função da facilidade de acesso de informações e da abertura do mercado nacional às importações,fazendo que as empresas nacionais lancem novos produtos simultaneamente com o mercado internacional, sendo que “essa organização entre os elos da cadeia têxtil é teoricamente perfeita,mas freqüentemente não se realiza na prática.”(Caldas,1999, p. 45).

Além da cadeia têxtil se programar, o estilista também tem que se programar para a elaboração das coleções tanto de primavera-verão eoutono-inverno.

Enquanto as pessoas estão preocupadas com o que vestir na primavera-verão, os estilistas estão de olho nas tendências de outono-inverno e vice-versa. O trabalho do estilista não para. Mal conclui uma coleção, já é hora de começar a preparar a próxima. [...]

Livro:As engrenagens da moda. Sem edição. Rio de Janeiro: Editora SENAC Rio, 2001.Autoras:Marta Kasznar Feghali e Daniela Dwyer.Dando continuidade, serão explicadas as etapas da cadeia têxtil, o que são os tipos de fibras, o que é fiação, o que é tecelagem e malharia, as confecções já foram citados anteriormente no blog, onde explica os tipos de produção de prêt-à-porter, também será explicado o varejo sendo que existem vários tipos deles.

No primeiro quadro do esquema da cadeia têxtil simplificado, vemos a primeira etapaàs matérias-primas divididas em fibras naturais, sintéticas e artificiais.

Fibras naturais estão representadas no quadro embaixo:
[pic]

Fonte:http://www.forumtextil.com.br/index.htm

 As fibras sintéticas e artificiais estão representadas no próximo quadro:

[pic]

Fonte:http://www.forumtextil.com.br/index.htm

No primeiro quadro onde esta simplificada a cadeia têxtil esta...
tracking img