Cadeia suprimentos caso laranja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNCIONAMENTO DA CADEIA LOGÍSTICA

RESUMO

NESTE TRABALHO FALAREMOS A RESPEITO DA CADEIA LOGÍSTICA NO CASO SUCO DE LARANJA EM CAIXINHA. MOSTRAREMOS COMO É FEITO TODO O PROCESSO, DESDE A MUDA DA LARANJEIRA ATÉ A COMERCIALIZAÇÃO DO SUCO DIRETAMENTE PARA O CONSUMIDOR.
ANALISAREMOS O PROCESSO DE SELEÇAÕ DA MUDAS, INOVAÇÃO TECNOLOGICA DO EMPREENDEDORISMO, CONTROLE DE QUALIDADE,EMBALAGENS E SOBRE A PARTE LOGÍSTICA.
APRESENTAREMOS UM FLUXOGRAMA PARA DETALHAR MELHOR ESSE PROCESSO.

FUNCIONAMENTO DA CADEIA LOGÍSTICA DO PRODUTO “SUCO DE LARANJA EM CAIXINHA”.
De todas as árvores frutíferas, uma das mais cultivadas no mundo é a laranjeira.
País com características climáticas propícias ao desenvolvimento da laranja, o Brasil é hoje o maior produtor e exportadorde suco de laranja e de seus subprodutos do mundo.

EM DESTAQUE NO MAPA, OS ESTADOS DE SÃO PAULO E MINAS GERAIS.
O cinturão citrícola paulista, maior pólo produtor de citros do mundo, conta com área total de 12,5 milhões de hectares, sendo 700 mil a área efetivamente coberta por pés de laranja. Esta área está distribuída entre mais de 10 mil produtores.

Hoje é a maior unidadeprocessadora do mundo.

COMEÇO DO PROCESSO Viveiro de Mudas Cítricas
Muda: o alicerce da Citricultura
A escolha da muda para a formação de pomares cítricos é fator determinante tanto para a vida útil do pomar (estimada em 20 anos) quanto para a produtividade da árvore. Daí a importância de termos uma muda com um excelente material vegetativo e rígido controle fitossanitário, assegurando queela seja sadia e com qualidade.
O Grupo Fischer conta com um viveiro próprio de mudas dotado de excelente infra-estrutura, operando dentro dos padrões mais modernos e rigorosos de controle fitossanitário e qualidade genética. As mudas são produzidas em ambiente protegido/área coberta, atendendo à legislação vigente com fiscalização periódica da Secretaria da Agricultura do Estado de SãoPaulo.
Processo de Produção de Mudas
O processo específico de produção da muda se inicia com a obtenção da semente do porta-enxerto. Nossa empresa possui seu próprio "Banco de Germoplasma de Sementes", originário de plantas matrizes selecionadas, que nos assegura uma semente de qualidade e com alto poder germinativo. As sementes são extraídas dos frutos e, depois de cuidados específicos,são armazenadas em lotes devidamente etiquetados dentro de uma câmara fria. Este procedimento se faz necessário dada a sazonalidade na produção de frutos de cada variedade e a necessidade constante de produção de mudas no viveiro.
De acordo com o porta-enxerto, as sementes são semeadas em tubetes, onde permanecem por cerca de 3 meses, tempo necessário para o desenvolvimento do "cavalinho",até o momento do transplantio. Após este período o porta-enxerto é transplantado para sacolas maiores com capacidade para 6 litros de substrato.
O substrato que utilizamos é a fibra de coco, a melhor escolha em função de sua assepsia, pois é um material estéril e com estrutura física que permite maior armazenamento de água, aeração e fertilidade. Neste recipiente maior o cavalinho permanecepor mais 3 meses, quando então atinge o ponto de enxertia, identificado pela fácil separação da casca e do lenho na região próxima à base do porta-enxerto.
A prática da enxertia é realizada através da remoção da gema de um ramo, inserindo-a na base do porta-enxerto, após um corte na casca no formato de um "T" invertido. Em seguida, enrola-se um fitilho plástico para melhor aderência eproteção do local. Cerca de 4 meses após a enxertia a muda já se encontra dentro do padrão final de exigência Fischer.
Durante todo o processo de produção, a muda cítrica é monitorada para garantir a ausência dePhytophthora (Gomose), Clorose Variegada dos Citros (CVC), Cancro Cítrico e Nematóide.
Após este processo produtivo, a muda passa por um rigoroso controle de qualidade e...
tracking img