Cadeia produtiva do milho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CADEIA PRODUTIVA DO MILHO



CADEIA PRODUTIVA DO MILHO
 O entendimento do conceito de cadeia produtiva possibilita:
 (1) visualizar a cadeia de forma integral;  (2) identificar as debilidades e potencialidades;  (3) motivar o estabelecimento de cooperação técnica;

 (4) identificar gargalos e elementos faltantes;
 (5) certificar dos fatores condicionantes de competitividade emcada segmento.

 Este mercado pode ser doméstico, se localizado no país, ou externo quando em outras nações.

CADEIA PRODUTIVA DO MILHO
Provavelmente, o milho é a planta comercial com origem nas
Américas mais importante. Há indicações de que sua origem

tenha sido no México, América Central.

É uma das culturas mais antigas do mundo, havendo provas, através de escavações arqueológicase geológicas, e através de medições por desintegração radioativa, de que é cultivado há pelo menos 5.000 anos.

CADEIA PRODUTIVA DO MILHO
Logo depois do descobrimento da América, foi levado para a Europa, onde era cultivado em jardins, até que seu valor alimentício tornou-se conhecido. Passou, então, a ser plantado em escala comercial e espalhou-se em outras latitudes.

CADEIA PRODUTIVADO MILHO
Importância Econômica do Milho - Diversas formas de utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. milho em grão como alimentação animal -> cerca de 70% Estados Unidos -> 50% Brasil -> 60 a 80%

CADEIA PRODUTIVA DO MILHO
• Não ter uma participação muito grande na alimentação humana -> mas constitui fator importante de uso desse cereal em regiõescom baixa renda.

• Ex: Nordeste do Brasil, o milho é a fonte de energia para muitas pessoas que vivem no semi-árido; outro exemplo está na população mexicana, que tem no milho o ingrediente básico para sua culinária.

CADEIA PRODUTIVA DO MILHO
• Associando o consumo humano ao consumo animal, aplicações industriais, • O milho passou a ser o cereal mais produzido no mundo, Esse crescimentoacompanhou a demanda por milho para alimentação animal, isto é, enquanto que o trigo é usado basicamente para consumo humano, o milho é mais versátil, principalmente no que diz respeito à alimentação animal, aumentando o leque de aplicações desse cereal.

CADEIA PRODUTIVA DO MILHO

• Embora seja versátil em seu uso, a produção de milho tem acompanhado basicamente o crescimento da produção desuínos e aves, no Brasil e no Mundo.

CADEIA PRODUTIVA DO MILHO
• Nota-se que, apesar das flutuações de sua oferta, há uma tendência de crescimento de sua produção, acompanhando, principalmente, o crescimento da produção de frangos e suínos no país, fato esse relacionado com a demanda por milho, que é um ingrediente importante na composição das rações para esses animais.

• Na realidade,poder-se-ia pensar nos frangos e suínos como um "subproduto" do milho, dada a importância deste na alimentação daqueles.

CADEIA PRODUTIVA DO MILHO
• Além dos suínos e dos frangos, também fazem parte da demanda por milho para alimentação animal os bovinos e os pequenos animais. Atualmente, a produção de ração para pequenos animais (pet food) tem se constituído em um mercado crescente para o uso dessecereal, dado o crescimento da demanda por alimento de melhor qualidade para esses animais.

CADEIA PRODUTIVA DO MILHO
1 - PRODUÇÃO DE MILHO NO BRASIL E NO MUNDO
• Produção Mundial (2010)  805 milhões t Brasil  52 milhões (6,4 % total mundial) 3º Produtor Mundial (individual) e Consumidor 1º Estados Unidos (E.U.A) 2º China 3º União Européia (U.E.) (27 países 63,9 milhões t) 4º Brasil CADEIA PRODUTIVA DO MILHO
• Crescimento últimas décadas: 1994/95 Produção Mundial  560,3 E.U.A -> 45,6% China -> 17,7%

Brasil -> 6,7%

Após 12 anos safra 2006/07 E.U.A -> aumento de 10% (282,3 milhões t) China -> aumento de 40,4% (139,4 milhões t) Brasil -> aumento de 13,5% ( 31,4 milhões t)

CADEIA PRODUTIVA DO MILHO
• Crescimento últimas décadas:

2011/2012 Produção Mundial ...
tracking img