Cadeia produtiva do acido acrilico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ORIENTADO AO MERCADO – UM ESTUDO DE CASO DA CADEIA PRODUTIVA DO ÁCIDO ACRÍLICO

Fábio de Oliveira Bello

UFRJ – Grau de Mestre

Orientadores: Adelaide Maria de Souza Antunes, D.Sc. Rodrigo Pio Borges Menezes, D.Sc.

UFRJ/CT/EQ 2008

ii

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ORIENTADO AO MERCADO – UM ESTUDO DE CASO DA CADEIA PRODUTIVA DO ÁCIDO ACRÍLICO

Fábio deOliveira Bello

Tese submetida ao corpo docente do Curso de Pós Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre. Aprovada por:

. Adelaide Maria de Souza Antunes – D.Sc.

. – Orientadora

. Rodrigo Pio Borges Menezes – D.Sc.

. – Orientador. Peter Rudolf Seidl – Ph.D.

.

. Cláudia Inês Chamas – D.Sc.

.

. Marco Antônio Gaya de Figueireido – D.Sc. Rio de Janeiro, RJ – Brasil Agosto de 2008

.

iii

T 18 B446D Bello, Fábio de Oliveira

Desenvolvimento Tecnológico Orientado ao Mercado – Um Estudo de Caso na Cadeia Produtiva do Ácido Acrílico/ Fábio de Oliveira Bello. – Rio de Janeiro, 2008. xviii, 97 f.: il.Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) – Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Escola de Química – EQ, 2008. Orientadores: Adelaide Maria de S. Antunes e Rodrigo Pio Borges Menezes 1. Ácido Acrílico 2. Derivados do Ácido Acrílico 3. Desenvolvimento Tecnológico I – Antunes, Adelaide M. S. (Orientadora) II – Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola deQuímica III – Mestrado (UFRJ/EQ)

iv

Dedico esta tese ao meu pai Ney de Oliveira Bello (in memoriam)

v

AGRADECIMENTOS O trabalho apresentado contou com a colaboração de inúmeras pessoas e instituições. Agradeço ao gerente geral de participações, Patrick Horbak Fairon, representando a equipe do Abastecimento/Petroquímica (Petrobras) pela liberação de horas e apoio para o desenvolvimentodeste estudo. Agradeço a coordenadora do curso de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, professora Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo, representando a Escola de Química – UFRJ, pela receptividade e infraestrutura necessárias ao bom andamento do estudo. Agradeço aos meus orientadores Adelaide Antunes e Rodrigo Pio pelo constante empenho pessoal manifestado e, peloencorajamento e apoio dado ao longo da realização deste trabalho. As suas numerosas sugestões contribuíram, não só para o bom andamento do estudo, mas também para enriquecer a escrita desta tese. Aos amigos do SIQUIM, em especial Priscilla e Pedro, pelas palavras de incentivo e apoio durante a realização dos estudos e a todos que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho, o meumuito obrigado! Agradeço aos meus amigos: Luiz Carlos Assumpção e Flávio Ferreira pelo apoio fundamental nos debates relacionados ao tema da dissertação, Roberto Van Erven por compartilhar sua vasta experiência em gerenciamento tecnológico acumulada durante sua passagem pela GETEC da Petroquisa, e a Andréa Cid pela amizade e compartilhamento das aflições. A vocês, o meu eterno agradecimento pelosincentivos em todas as horas. Agradeço ao meu pai que tornou tudo isso possível com seu esforço, dedicação e amor. A minha mãe e irmãos pelo carinho e amor em todos os momentos. A “Família Busca-Pé” que me acolheu como um filho me apoiando em todos os momentos. A Bianca, minha companheira, que esteve o tempo todo ao meu lado me apoiando com todo o seu amor e carinho, sem contar a grande ajuda noprocesso de revisão. Muito obrigado a todos vocês!

vi

E, principalmente, a Deus, que sempre esteve ao meu lado, iluminando os caminhos percorridos, aperfeiçoando os meus conceitos de vida e ensinando novas maneiras de enxergar o mundo – Obrigada por Tudo!

vii

MENSAGEM

A Perseverança é uma grande aliada à superação de todos os nossos desafios. Caminhar sem destino é como realizar um...
tracking img