Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração da Cadeia de Suprimentos

1.1-O que é Cadeia de Suprimentos?

A cadeia de suprimentos é formada por fornecedores, centros de produção, depósitos, centros de distribuição, varejistas, matérias primas compradas e armazenagem do estoque de produtos em processo ou acabados. Também pode ser chamada de rede logística.
A gestão da cadeia de suprimentos é um conjunto de abordagens queintegra, com eficiência, fornecedores, fabricantes, depósitos e pontos comerciais, de forma que a mercadoria é produzida e distribuída nas quantidades corretas, aos pontos de entrega e nos prazos corretos, com o objetivo de minimizar os custos totais do sistema sem deixar de atender às exigências em termos de nível de serviço.
Na análise de uma cadeia de suprimentos é necessário considerar osfornecedores dos fornecedores e os clientes dos clientes, que exercem impacto no desempenho da cadeia.
A cadeia de suprimentos tem como objetivo a eficiência em termos de produção e de custos para o sistema. Nesses custos estão incluídos, desde os custos de transporte e distribuição até os custos de manter estoques de matérias primas em processo ou acabadas. A gestão da cadeia de suprimentos, portanto,tenta minimizar ao máximo esses custos.
A base da cadeia de suprimentos é a integração eficiente entre fornecedores, fabricantes, depósitos e lojistas, englobando as atividades da empresa em diversos níveis, entre o estratégico até o tático e operacional.

1.2-O que é Cadeia de Desenvolvimento?

Podemos definir cadeia de desenvolvimento como o conjunto de atividades e processos associados com olançamento de um novo produto. Existem algumas fases que podemos citar, como: arquitetura do produto (projeto do produto), decisões de produção e compra, seleção de fornecedores, inclusão dos fornecedores desde o inicio do desenvolvimento do produto, e as alianças estratégicas (planos de produção).
As cadeias de desenvolvimento e suprimentos se encontram a partir do ponto de produção, sendoassim, as decisões tomadas na cadeia de desenvolvimento terão impacto na cadeia de suprimentos.
Muitas empresas têm estruturas organizacionais, onde diferentes gestores são responsáveis pelas diferentes atividades integrantes dessas cadeias, provocando uma falta de alinhamento entre o projeto de produto e as estratégias para a cadeia de suprimentos. Para aumentar o problema, outras cadeiasinterceptam as cadeias de desenvolvimento e suprimentos.

1.3- A otimização global.

A otimização global “serve” para identificar os processos e estratégias, e assim sincronizar e aperfeiçoar a cadeia de suprimentos, em seus diferentes processos e instalações. Para identificar esses processos, e chegar a uma solução para o sistema global, existem quatro fatores que tornam esse processo mais difícil:
- É umarede muito complexa: Cadeias de suprimentos podem abranger o mundo inteiro, como no caso citado da National Semiconductor, que para atender a tempo, estava relacionada com doze companhias aéreas.
- Nem sempre as unidades da cadeia têm os mesmos objetivos: Há sempre divergências entre os fornecedores e os fabricantes, por exemplo. Onde a diferença entre prazos e volumes de compras é diferente,causando desequilíbrio para ambos. Fornecedores dependem dos fabricantes, e esses por sua vez, dependem do fluxo de venda.
- Cadeia de suprimentos é dinâmico, evolui com o tempo: Com um aumento do poder do consumidor, a demanda segue junto, fazendo com que os produtores e fornecedores tenham que se adaptar o mais rápido possível para atender essa mudança.
- O sistema sofre variações: Mesmo que porcontrato exista uma determinada demanda, não se pode descartar a possibilidade de que por alguns fatores essa demanda aumente e não haja forma de supri-la.

1.4--A gestão da incerteza e do risco.

As cadeias de suprimentos são criadas em ambientes onde há muitas incertezas. Essas incertezas geram riscos, dificultando a otimização global. Eis alguns fatores, que geram esses riscos:
- Igualando...
tracking img