Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
COMÉRCIO EXTERIOR | |

ADMINISTRAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Administração de Operações: Bens e Serviços, Jay Heizer e Barry Render, LTC Editora, 5ª Ed. Capitulo:8

As empresas em todo o mundo estão utilizando os conceitos e as técnicas para abordar a decisão delocalização, porque esta afeta enormemente os custos fixos e variáveis. Ela tem um importante impacto no lucro total da empresa. Por exemplo, dependendo do produto e do tipo de produção ou serviços realizados, só os custos de transporte podem apresentar 25% do preço de venda do produto. Isto é, um quarto da receita total de uma empresa pode ser necessário somente para cobrir as despesas de frete damatéria-prima recebida e da expedição dos produtos acabados.
Outros custos que podem ser influenciados pela localização incluem impostos, salários, custos de matéria-prima e aluguéis.
A decisão de localização muitas vezes depende do tipo do negócio. Para as decisões de localização de indústrias, a estratégia é normalmente voltada para a minimização dos custos, enquanto para as organizaçõesde varejo e de serviços profissionais a estratégia concentra-se na maximização da receita. A estratégia de localização de depósitos, entretanto, pode ser dirigida por uma combinação de custos e rapidez de entrega. De um modo geral, o objetivo de localização é maximizar os benefícios da localização para a empresa. As opções de localização incluem (1) a expansão de uma instalação existente em vez deuma mudança, (2) a manutenção dos locais atuais enquanto acrescenta outra instalação em outro lugar, ou (3) o fechamento da instalação existente e a transparência para outro local.
Escolher a localização de uma instalação está se tornando algo muito mais complexo com a globalização do local de trabalho. A globalização acontece por causa do desenvolvimento de (1) mercados econômicos; (2)melhores comunicações internacionais; (3) viagens e expedição mais rápidas e confiáveis; (4) facilidade do fluxo de capital entre países; e (5) grandes diferenças nos custos de mão-de-obra.
Uma vez que a empresa tenha decidido qual o melhor país para sua localização, ela focaliza uma região do país escolhido e uma comunidade. A etapa final do processo de decisão de localização é escolher umlugar específico dentro de uma comunidade. A empresa deve escolher a localização que melhor se ajuste à expedição e ao recebimento, zoneamento, serviços de utilidade pública e custo.
Além da globalização, alguns outros fatores afetam a decisão de localização. Entre eles são a produtividade da mão-de-obra, o câmbio internacional e as atitudes mutáveis em relação a indústrias, sindicatos,empregos, zoneamento, poluição e impostos.
Para muitas empresas, é extremamente importante estarem localizadas próximo aos clientes. Organizações de serviços, em especial, como drogarias, restaurantes, agências de correio ou barbeiros, consideram que a proximidade do mercado é o principal fator da localização. As firmas de manufatura acham útil estar perto dos clientes quando o transporte deprodutos acabados é cara ou difícil. Além disso, com a tendência rumo à produção just-in-time, os fornecedores querem se localizar próximo aos usuários para agilizar as entregas. As empresas se localizam perto das suas matérias-primas e fornecedores por causa (1) da perecibilidade, (2) dos custos de transporte ou (3) do volume.
Quatro importantes métodos são usados para resolver problemas delocalização: o método de classificação de fatores: é popular porque uma grande variedade de fatores,educação à recreação e à capacidade da mão-de-obra, podem ser objetivamente incluídos; a análise do ponto de equilíbrio da localização: é utilizada na análise de volume-custo para se fazer a comparação econômica das alternativas de localização, se identifica os custos fixos e variáveis; o método...
tracking img