Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3. SUPPLY CHAIN MANAGEMENT ou GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Surgiu como um desdobramento da cadeia de suprimentos. Como esta pretendia integrar todas as atividades da organização para obter melhores resultados, sentiu-se também a necessidade de um gerenciamento dessa cadeia, a fim de cada uma dessas atividades trabalhassem de forma coordenada.
Segundo Mentzer et al apud Hilsdorf etal(2009) a Gestão da Cadeia de Suprimentos é: “a coordenação sistêmica e estratégica das funções tradicionais do negocio e das táticas entre as funções, dentro de uma empresa em particular e entre os demais componentes da cadeia de suprimentos, com o objetivo de melhorar o desempenho no longo prazo de cada empresa individualmente e da cadeia como um todo.”
Para Fleury (1999) o SCM é o “esforço decoordenação nos canais de distribuição, através da integração de processos de negócio que interligam seus diversos participantes”
De acordo com Bizotto (2007): “O gerenciamento da cadeia de suprimentos significa gerenciar ao mesmo tempo áreas funcionais tradicionais e as interações externas da companhia tanto com fornecedores quanto consumidores.”
Muito se confunde a gestão da cadeia desuprimentos com a logística integrada, o que não procede porque a cadeia de suprimentos engloba uma gama maior de processos enquanto a logística se fixa mais no processo de armazenamento e transporte. Portanto, pode-se dizer que atualmente a logística é apenas parte da gestão da cadeia de suprimentos.
Ainda segundo Bizotto (2007) é o fato de qualquer ação dentro da cadeia de suprimentos estar diretamenteligada às ações logísticas que faz com que muitas vertentes confundam uma com a outra.

3.1 HISTÓRIA

O conceito de Supply Chain Management ou Gestão da Cadeia de Suprimentos surgiu no início da década de 1990 primeiramente como uma extensão da logística integrada, já utilizada desde a década de 1980.
Segundo Figueredo e Arkader (1998):
“O conceito de Supply Chain Management surgiu comouma evolução natural do conceito de Logística Integrada. Enquanto a Logística Integrada representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e de informações aos fornecedores e ao cliente final”

No Brasil começou-se a utilizar o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos somente no final dosanos 90, especificamente entre os anos de 1997 e 1998.

3.2 OBJETIVOS

O principal objetivo do Supply Chain Management ou Gestão da Cadeia de Suprimentos é gerenciar as atividades de uma organização, já envolvidas na cadeia de suprimentos, a fim de potencializar e otimizar cada uma dessas partes. Além desse objetivo, a implantação do SCM também visa:
• Reduzir o numero de fornecedores osconhecendo e personalizando a relação com aqueles escolhidos.
• Sistematizar o serviço em cada uma das áreas a fim de integrar também os seus bancos de dados. Essa integração permitirá o acesso a informações por toda a organização.
• Diminuir despesas desnecessárias e desperdício através da racionalização dos recursos.
• Acompanhar o processo de produção
• Garantir que o produto ou serviçoserá entregue na data estipulada e com qualidade e eficiência.
• Promover a integração das equipes.
• Viabilizar que as equipes estejam sempre agregando conhecimentos
• Aumentar a competitividade

3.3 ÁREAS DE ATUAÇÃO

Para cada área de uma organização, a Gestão da Cadeia de Suprimentos atua de modo peculiar às características dessa área. A seguir, algumas das áreas atendidas e a formacom que essa gestão traz modificações.

• MARKETING – É importante não só fazer mudanças internas, mas também deixar que o cliente tenha conhecimento dessas mudanças, como forma de incentivo. O marketing é o responsável por levar ao cliente essas e quaisquer outras informações. Para isso faz-se necessário que o setor de marketing esteja em contato com o setor de produção a fim de saber sobre...
tracking img