Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNESA – Universidade Estácio de Sá
Disciplina: Logística de Petróleo
Professor: Andre Luis Da Cunha Martins
Aluna: Pâmela Nascimento Chaves
Matricula: 201001396707

Cadeia de suprimentos ouSupply Chain

A cadeia de suprimentos, ou Supply Chain, abrange o conjunto de organizações que mantém relações do início até o fim da cadeia logística. Pode ser definida como todas as etapas doatendimento das demandas do cliente, incluindo diversos autores como fornecedores, varejistas, distribuidores, fabricantes e cliente. É o alinhamento entre empresas que leva produtos ou serviços ao mercado.É um diferencial cada vem mais importante no destaque nas vantagens competitivas das empresas. As principais expectativas relacionadas ao desempenho na cadeia produtivas almejados pelas organizaçõessão: redução no ciclo de tempo na reposição de estoques, precisão na automatização das reposições contínuas, a redução dos impactos na capacidade dos fornecedores de acordo com a demanda dos clientese a redução do efeito chicote de demanda nos clientes para os fornecedores.
Controlar os fluxos de informações e de produtos de maneira equilibrada para atenuar o efeito “chicoteamento” (oscilaçõesna demanda) é o grande desafio de uma cadeia. O objetivo de uma cadeia de suprimentos é maximizar seu resultado como um todo, ou seja, o valor global gerado (receita - custo). Todos os elos participamcom custos enquanto o cliente é a única fonte de receita.
A toma de decisão é divida é três etapas:
• Projeto (Estratégica): é feito á longo prazo, devendo ser consideradas as incertezas(local, capacidade, instalações);
• Planejamento (Tática): feito á curto prazo, define-se mercados, terceirizações, incluindo decisões de gestão da demanda e de estoques;
• Operações: Horizontede dias e semanas, sendo referentes às atividades logísticas específicas.
Portanto, na estratégica define-se onde irá se instalar, onde serão os centros de distribuição; na tática toma-se...
tracking img