Cadeia de suprimentos e mercadologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CADEIA DE SUPRIMENTOS E MERCADOLÓGICA

1 - ANALISE MERCADOLÓGICA
a) Mercado Geográfico Caracterizado pelo local de atuação;
b) Mercado de Produtos Caracterizado pelo fim a que se destina a mercadoria;
c) Mercado Temporal Caracterizado pela época em que as transações são realizadas.
Por parte dos produtores temos o interesse em um mercado de livre concorrência, acoplado a maximização doslucros, já por parte dos consumidores aparece o desejo de satisfação de suas nessecidades, traduzido nos dias de hoje em qualidade.
As variáveis que influenciam a escolha do consumidor são o preço do bem ou serviço, aliados ao preços da concorrência, sendo definidos pela capacidade de compra aliado a preferencia individual. Ou seja, a escolha do produto a ser comprado passa por fatores que sãodiferentes para cada pessoa ou empresa.
O efeito substituição esta relacionado ao preço do produto, quando seu preço aumenta existe uma tendência do consumidor buscar produtos similares no mercado, que tenham finalidades parecidas. Já o efeito renda relaciona-se a desproporcionalidade entre os dois fatores, vez que o preço dos produtos aumenta sem a contrapartida da renda do consumidor, que entãoprocurara um subistituto.
Enquanto a lei geral da demanda diz que há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade demandada e o preço do bem, a lei geral da oferta diz que a uma relação direta entre a quantidade disponibilizada e o nível de preços.
De acordo com Vasconcelos; Garcia (2000):
a) - Oferta É a quantidade de produtos que os produtores desejam disponibilizar no mercado em umdeterminado período;
b)Demanda È a quantidade de produtos que os consumidores desejam ou necessitam adquirir em uma determinada época.
As características que influenciam as estruturas de mercado são basicamente o grau de concentração de vendedores e compradores, o grau de diferenciação do produto e o grau de dificuldade ou barreiras a entrada de novas firmas. Estas características representam ascondições para formação do preço da mercadoria ou serviço.
Assim teremos:
a) - Concorrência pura Muitas empresas com o mesmo produto no mercado;
b) - Monopólio Uma única empresa com um determinado produto no mercado;
c) - Oligopólio Poucas empresas no mercado, com interdepêndencias entre elas;
d) - Concorrência monopolística Muitas empresas e produtos no mercado, com imensa diferenciaçãoentre preços e qualidade.
2 - CADEIA DE SUPRIMENTOS E MODAIS DE TRANSPORTE
Processos que envolvem fornecedores e clientes e ligam empresas desde a fonte inicial de matéria-prima até o ponto de consumo do produto acabado. As funções dentro e fora de uma empresa que garantem que a cadeia de valor possa fazer e providenciar produtos e serviços aos clientesNo decorrer do tempo a área de materiais das empresas foi ganhando maior importância a medida que a concorrência foi aumentando e a competitividade passou a ser sinônimo de lucros.
Com o advento da Globalização, ou seja de um ambiente de competição global,surgiram desafios de qualidade na prestação de serviços ao cliente, aliado a rápida expansão da tecnologia decomunicação e de produção avançada exigidas cada vez mais por consumidores que esperam além de todo o citado responsabilidade social e preocupação ambiental das organizações.
Dentro deste contexto as empresas passaram a perceber que a área de materiais poderia ser otimizada, diminuindo-se custos através do aperfeiçoamento dos processos produtivos, de armazenamento e distribuição, traduzindo-se emsatisfação do publico interno e externo.
Uma cadeia de suprimentos e produção é composta por uma rede de facilitadores que representa as funções de procura de material, transformação do material em produtos intermediários e acabados, distribuição dos produtos acabados aos clientes, que engloba ainda o transporte, a administração de todos os processos e o provimento financeiro.
Diferentes fontes de...
tracking img