Cadeia de suprimentos pc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Ambiente Interno da Empresa..........................................................................02
Analise de Mercado (Macro ambiente x Micro ambiente)...............................03
Análise de Mercado (Oferta x Demanda).........................................................07
Decisõesestratégicas........................................................................................12
Resultados Financeiros.....................................................................................18

1 .Introdução
1.1 O Jogos de Negócios .
O trabalho a seguir , tem como objetivo demonstrar a atuação de empresas , no mercado de microcomputadores, competindo entre si , em condição de igualdade através das regras da atividade Jogos de Negócios .O formato de Jogos de negociofunciona com a divisão dos alunos em equipes , cada equipe representará uma empresa , estas irão competir desde a Produção até venda dos 3 diferentes produtos propostos , pelas regras do Jogo : Desktop , Notebook e workstation.

A cada período simulado até vinte decisões foram tomadas:

* Preços, propaganda/promoção,
* Desenvolvimento e volumes de produção para cada um dos trêsprodutos;
* Número de trabalhadores,
* Salário médio mensal,
* Total de benefícios concedidos aos trabalhadores,
* Capacidade de montagem da fábrica,
* Empréstimos, aplicações financeiras e
* Dividendos distribuídos.

Foram simulados um total de 09 períodos :
* 01 para testes + 08 períodos ( 2 quadrimestres)

1.2.1 Mercado de Microcomputadores

O termo microcomputadorengloba diferentes tipos de máquinas: computadores simples para jogos eletrônicos, computadores pessoais (Desktop, Laptop, Notebook, Handheld, Palmtop) e sofisticadas estações de trabalho utilizadas, principalmente, para CAD/CAM (projeto e fabricação auxiliados por computador). A característica que unifica a indústria é o uso de uma unidade central de processamento (CPU) em um chip

1.2.2 EMPRESASA Reserva de Mercado de Informática de Microcomputadores (denominada, daqui por diante, apenas Reserva), conforme estabelecida por lei, permitiu que empresas de igual porte e dimensão competissem no mercado. Essas empresas montam e vendem produtos com tecnologia e preços de venda praticamente idênticos.

1.2.3 SEGMENTOS DA INDÚSTRIA
Os produtos fabricados são vendidos tanto para clientesindividuais como para empresas. O mercado de microcomputadores inclui quatro segmentos: empresarial, educacional, doméstico e governamental.
O segmento dos computadores usados em negócios é importante, devido à alta lucratividade potencial e à quantidade de máquinas vendidas para cada companhia. As altas margens de lucro atraem os mais importantes fabricantes de computadores.
A importância do segmentoeducacional reside em seu potencial de longo prazo. Embora esse segmento ofereça margens de lucro menores do que o segmento empresarial, contatos antecipados com o usuário levavam a crer que ele geraria para a marca uma lealdade de longo prazo. Como consequência disso, a maioria dos fabricantes dispensa a esse segmento atenção especial, cobrando menores preços e doando equipamento e software.Essa estratégia de marketing também ajuda a estimular a demanda derivada para uso doméstico.
O usuário típico do computador de uso doméstico utiliza-o principalmente para jogos e fins educacionais. A maioria adquire o microcomputador em lojas ou departamentos especializados em computação.
O Governo constitui um segmento diferente daquele orientado para empresas porque seus órgãos têm necessidades eprocessos de aquisição diferentes, havendo grandes volumes de aquisições. Entretanto, essa enorme demanda estimula a concorrência entre os fabricantes; a crescente competição reflete-se na pressão por preços mais baixos.
Nos dois segmentos – empresarial e governamental – existe um fator influenciador importante da demanda por computadores: a tendência para a integração dos sistemas. A...
tracking img