Cadeia de suprimentos frigorifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1, Apresentação do tema e problematização

Compreendemos que uma cadeia de suprimentos envolve operações que vão desde a fabricação de insumos, a produção nas fazendas, a transformação (industrialização), distribuição e comercialização, chegando ao consumidor final. Uma análise do conceito de cadeia produtiva permite a identificação de interações existentes entre os diversos elos que compõea cadeia de suprimentos. Neste caso e pela própria estrutura da cadeia dos frigoríficos, constituída por diferentes e independentes elos, é ressaltada a necessidade de coordenação desses elos que a configuram, os quais apresentam interesses e ações muitas vezes conflitantes. Assim com o tempo e todas as evoluções diante da globalização, passou a ser fundamental tratar da estruturação ecoordenação das cadeias de suprimentos e, por consequência da necessidade de gestão da logística como um todo (Ching, 1999), o que pode proporcionar o aumento da produtividade e contribuir significativamente para a redução de custos (Williamson, 1989) e identificar formas de agregar valor aos produtos e serviços.
Diante da necessidade de manter regularidade no abastecimento de matéria-prima para aunidade frigorífica, o estudo levanta o seguinte problema de pesquisa: Que ações estratégicas devem ser desenvolvidas para evitar a existência de “gargalo” no sistema de aquisição dos frigoríficos?

1.1 Delimitação do tema
Os métodos utilizados nos processos da cadeia de suprimentos da Perdigão, e as diferenças notáveis na logística de distribuição da Brasil Foods S/A, diante da fusãoentre Sadia e Perdigão.

2. Justificativa
A armazenagem possui ainda um aspecto de elevada consideração que é a capacidade de causar impacto direto nos custos do negócio como um todo, pois assimila significativa parcela dos custos logísticos considerados à cadeia como um todo
No Brasil, principalmente nos últimos anos, aconteceram transformações nos hábitos alimentares, e com uma maiorexigência de qualidade por parte dos consumidores, forçando a empresa a refrigerar os alimentos.
Contudo, para a produção da maioria dos alimentos é preciso o processamento e a refrigeração. De acordo com a ABIAF (Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada), hoje existem cerca de 2 milhões de metros cúbicos de câmaras frigoríficas de uso público no País, contra 48 milhões nosEstados Unidos, 60 milhões na Europa e 25 milhões no Japão, o que denota o potencial de crescimento desse setor no nosso país. Do total de câmaras brasileiras, cerca de 87% cabem ao setor particular e os demais ao público, sendo que nessa estimativa não estão incluídas as unidades particulares para uso próprio, específico dos grandes produtores e processadores.
Na indústria da refrigeração têmocorrido diversas inovações tecnológicas, pois o aumento da demanda por produtos congelados e resfriados e as gradativas modificações dos conceitos na prestação de serviços, a indústria de armazenagem frigorificada vem registrando expressivas mudanças operacionais e no foco de seus negócios ultimamente. Devido a isso, várias empresas do ramo estão mudando de porte, ou seja, deixando de ser somentesimples armazéns e passando a ser operadores logísticos, com competência suficiente e habilitados à prestação de serviços de elevado valor junto a seus clientes.
Na operação dos produtos refrigerados o tempo de transporte nas movimentações entre os diferentes locais é um fator de risco. Neste aspecto, portanto, a eficiência da cadeia de suprimento torna-se vital na boa conservação dosalimentos. A logística passou a ficar em maior evidência durante os anos 90, como consequência da recuperação econômica advinda do plano real. Quanto à logística dos alimentos refrigerados pode-se dizer que dentre os diversos negócios nos quais os operadores logísticos atuam, a cadeia do frio, ou seja, a conservação e distribuição de alimentos é considerado o que mais precisa de eficiência e eficácia...
tracking img