Cadeia de suprimentos em logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGÍSTICA, UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA GERENCIAMENTO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E PARA REDUÇÃO DE CUSTOS

1. INTRODUÇÃO

No início de 1991, a logística e a estratégia competitiva, demonstraram sua importância. Como preparação para a Guerra do Golfo, os Estados Unidos e seus aliados tiveram que deslocar grandes quantidades de materiais a grandes distâncias, com tempo curto. Meio milhão depessoas e mais de meio milhão de materiais e suprimentos tiveram que ser transportados através de 12 000 quilômetros por via aérea, mais 2,3 milhões de toneladas de equipamentos transportados por mar em questão de meses, usando os recursos da logística.

Ao longo da história do homem as guerras têm sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade da logística, ou a falta deles.Enquanto os generais dos tempos remotos compreenderam o papel crítico da logística, estranhamente, apenas num passado recente é que as organizações empresariais reconheceram o impacto vital que o gerenciamento logístico pode ter na obtenção da vantagem competitiva. Em parte, deve-se esta falta de reconhecimento ao baixo nível de compreensão dos benefícios da logística integrada.

Adistribuição física das mercadorias é um problema distinto da criação de demanda, com grandes falhas das operações de distribuição devido à falta de coordenação, entre a criação da demanda e o fornecimento físico, sendo pois uma questão que deve ser enfrentada e respondida antes de começar o trabalho de distribuição.

2. DEFINIÇÕES

• A logística é o processo de gerenciar estrategicamente aaquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar a lucratividade presente e futura através dos pedidos a baixo custo.

• " A logística consiste em uma técnica e, ao mesmo tempo, uma ciência que suporta a realização dos objetivos empresariais, a programaçãodos mesmos e consecução, serve para management, o engineering e as atividades técnicas nos temas solicitados, o projeto, o fornecimento e a preservação dos recursos" (Sole - Society of Logistic Engineers)1.

• " A logística é um processo de elaboração, implementação e controle de um plano que serve para maximizar, da produção ao consumo, enfrentando custos a eficiência e a eficácia dofluxo e da gestão das matérias-primas, semi-acabados, produtos acabados e informações; tudo isso deve ser conforme às exigências dos clientes" ( Council of Logistics Management)1.

• " É um processo com o qual se dirige de maneira estratégica a transferência e armazenagem de materiais, componentes e produtos acabados, começando dos fornecedores, passando através das empresas, até chegar aosconsumidores" (Martin Christopher)1.

Como se pode observar em cada uma dessas definições, a logística não é entendida somente como distribuição física aos cliente de produtos e artigos comerciais, num maior âmbito, ela se ocupa da oferta, por parte das empresas de produtos, de artigos comerciais e serviços.

Em alguns casos, a logística é considerada como um " sistemade distribuição física".
Além disso, é necessário que a logística seja concebida como uma atividade de suporte em todos os campos, para incrementar e solidificar o faturamento e as quotas de mercado das empresas.

__________________
1. Que se entende por logística? KOBAYASCHI, Shun'ichi. p.18
3- OBJETIVOS DA LOGÍSTICA

Segundo a Sole (Society of Logistics Engineers), as finalidadesda logística podem ser compreendidas nos " 8 Rs " a seguir1:

• Right Material ( materiais justos)
• Right Quantity (na quantidade justa)
• Right Quality (de justa qualidade)
• Right Place (no lugar justo)
• Right Time (no tempo justo)
• Right Method (com o método justo)
• Right Cost (segundo o custo Justo)
• Right Impression (com uma...
tracking img