Cadeia de suprimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O gerenciamento da cadeia de suprimentos tem por objetivo administrar o sistema de logística da empresa. O gerente deve satisfazer rapidamente o cliente, criando um diferencial com a concorrência, minimizar os custos financeiros e operacionais pelo uso de menos capital de giro, diminuindo desperdícios e evitando esperas e armazenamento inúteis.

Seu sucesso depende de foco no cliente,uso avançado de tecnologia, índice de desempenho e gerenciamento do fator humano.

No sistema just-in-time os componentes comprados são levados diretamente à linha de produção. Neste processo deve-se qualificar o fornecedor, avaliar o melhor meio de transporte e seu custo, horário de entrega e quais os tipos de matéria prima é melhor comprar por este sistema.

O recebimento e armazenagem damercadoria combinam espaço físico, recursos de informática, equipamento de carga e descarga, pessoal qualificado.


1. INTRODUÇÃO

O gerenciamento da cadeia de suprimentos revolucionou a forma de se comprar, bem como a produção e a distribuição de produtos e serviços. Devido à crescente tecnologia, a cadeia de suprimentos continuará revolucionando todos os setores da empresa, tornando capaz dereduzir o tempo de estocagem e aumentar a satisfação dos clientes.

Utiliza-se de engenharia simultânea e de processos, programação linear, simulação por computador, mas com princípios básicos fáceis de se entender. Um gerenciamento eficiente evita a utilização de capital de giro que poderia ser utilizado para outros fins.

Através de rastreamento bibliográfico transcorreremos sobre o temaabordado, tentando esclarecer as dúvidas pertinentes que possam surgir, bem como a importância do tema para nosso aprendizado.


2. O GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

O Gerenciamento da cadeia de suprimentos significa administrar planejar e controlar diversos fatores a fim de produzir e distribuir produtos e serviços para a satisfação dos clientes.

O gerente da SC deve satisfazer ocliente com rapidez, diferenciando-se da concorrência e reduzindo seus custos, pois se utilizará menor capital de giro, além de reduzir os custos operacionais, desperdício, tempo de armazenagem, etc.

Historicamente, os gerentes de operações têm encarado que suas principais responsabilidades recaem sobre suas próprias unidades produtivas. À medida que a empresa se tem tornado mais focalizadas numconjunto restrito e bem definidos de tarefas, comprando cada vez mais materiais e serviços de fornecedores especialistas, a contribuição das funções de compras e suprimentos tem aumentado de importância. Pelo lado da demanda de empresa, aceita-se que até 25% dos custos totais recaem sobre a cadeia de distribuição que distribui os bens e serviços aos clientes. Este fluxo de materiais e informaçõesque flui através da empresa, desde a atividade de compras, passando pela produção e indo até os clientes, mediante uma atividade de distribuição ou serviço de entrega, é a rede ou cadeia de suprimentos imediata. Quando os gerentes de operações procuram controlar este fluxo, percebem que podem obter benefícios em termos de velocidade, confiabilidade, flexibilidade, custos e qualidade, em comparaçãoà simples sugestão do fluxo interno à empresa. Mesmo além da cadeia de suprimentos imediata, há benefícios estratégicos que podem ser ganhos através da gestão dos fluxos desde os fornecedores dos fornecedores até os clientes dos clientes. A gestão de operações desta natureza é atualmente denominada de gestão da cadeia de suprimentos.


3. O QUE É PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CADEIA DESUPRIMENTOS

Usamos a expressão "rede de suprimentos" para designar todas as unidades produtivas que estavam ligadas para prover o suprimento de bens e serviços para uma empresa e para gerar a demanda por esses bens e serviços até os clientes finais. Trataremos do fluxo de bens e serviços através de canais ou ramos individuais desta rede. Em grandes organizações, pode haver várias centenas de ramos de...
tracking img