Cadeia de abasteciemnto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Cadeia de Abastecimento é um sistema onde a indústria se liga a seus fornecedores, de um lado, ao seu canal de distribuição, do outro, formando um conjunto de organizações que participam do processo de atender as demandas de diferentes mercados. O foco central do Gerenciamento de Cadeias de Abastecimento é a satisfação do cliente, o que na prática representa o equivalente a atirar num alvomóvel, já que o cliente está cada vez mais
sofisticado e exigente. Este foco é que determinará os segmentos de mercado em que a empresa se concentrará, mudando a preocupação com a lucratividade por produto, pela lucratividade por cliente.

2º O nível de serviço ao cliente final abrange todos os pontos de contato entre empresa e consumidor, onde o desempenho da cadeia logística proporciona umdiferencial significativamente esperado pelo cliente final: o pedido perfeito, ou seja, cada elemento da cadeia logística trabalha de forma combinada para que a entrega seja pontual, completa e sem erros.Explicando a expressão “estar em todos os lugares com produtos acessíveis para todos os consumidores” é a premissa da Logística que é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir,transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível.

3º Compõem a cadeia de abastecimento os seguintes elementos: planejamento, compras, produção e distribuição.

4º  o TQRDC como processo de gerenciamento de fornecedores. Este processo considera os seguintes critérios de avaliação Tecnologia, Qualidade, Compromisso, Desempenho de Entrega e Custo eestá alinhado com o processo global de gerenciamento de fornecedores. 
Com este processo busca-se a melhoria contínua no desempenho do fornecedor, e um sistema dinâmico que reflete as expectativas. TQRDC significa:

T - Tecnologia: Considera a habilidade de podermos contar sempre com uma base de fornecedores que buscam seu desenvolvimento tecnológico e também acompanham os nossos requerimentos eestímulos à contínua inovação. 

Q - Qualidade: É da qualidade de nossos insumos que conseguimos obter a reconhecida qualidade de nossos produtos, assim esperamos que nossos fornecedores estejam continuamente compromissados com os nossos objetivos. 

R - Resposta: ou Comprometimento. Os dias atuais exigem flexibilidade e agilidade em resposta aos requerimentos do mercado. Só conseguiremosexecutar o nosso papel na medida em que nossos fornecedores conseguem transformar o nosso compromisso em seu próprio comprometimento. 
  
D - Data e Quantidade: Prometer e cumprir geram credibilidade nos novos negócios. A nossa promessa passa pela promessa de toda a cadeia produtiva na qual se inserem nossos fornecedores. 

C - Custo: O sucesso nos negócios não é conseguido a qualquer custo, massim a um custo aceito pelo mercado. Neste ambiente de competitividade somos cada vez mais demandados a termos custos considerados adequados nos mercados em que atuamos. O aprimoramento contínuo dos nossos processos é capaz de aperfeiçoar estes custos.

Neste método de avaliação, são consideradas as ações corretivas geradas e uma pesquisa interna de opinião. A avaliação é realizada trimestralmentepara os fornecedores críticos.

5º As mudanças de ordem econômica como, por exemplo, a globalização, impulsionaram o desenvolvimento do mercado, exigindo das empresas variedade de produtos, customização e melhores níveis de serviço. Neste novo contexto, a gestão da demanda emerge no campo de conhecimento da gestão da cadeia de suprimentos e de marketing buscando balancear e alinharestrategicamente a demanda com a capacidade operacional ao longo da cadeia de suprimentos por meio da rápida e adequada integração das necessidades originadas do mercado na direção dos fornecedores. Estas mudanças geraram novos desafios para as organizações, fazendo com que estas identifiquem as percepções de valor do consumidor e como as percepções podem ser transformadas em ofertas de produtos. Pela...
tracking img