Cadeia Alimentar e componentes da cadeia alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 EE PAULO CAMILO DE CAMARGO
Gabriela Vitória Silva







TRABALHO DE DEPENDÊNCIA EM BIOLOGIA1º BIMESTRE 2014
Cadeia alimentar
Todos os organismos necessitam  de energia para sobreviver, que é obtida a partir do alimento que retiram doambiente. Desta forma, a matéria  está sempre seguindo um fluxo em um ecossistema. O fluxo de energia começa no produtor e vai em direção ao decompositor, passando por vários níveis tróficos. Osdecompositores reciclam a matéria orgânica, recomeçando o ciclo. A transferência desta energia, desde o produtor (organismo autótrofo) até o decompositor, passando por uma série de consumidores é chamadade cadeia alimentar ou cadeia trófica.
A cada transferência, parte da energia potencial da cadeia é perdida sob a forma de calor, logo, quanto menor a cadeia alimentar, mais energia haverá para os organismosenvolvidos.
As cadeias alimentares estão interligadas em uma rede chamada rede alimentar ou rede trófica.

Componentes da cadeia alimentar
Produtores: os produtores são os organismos autótrofos,ou seja, aqueles que produzem o próprio alimento através da fotossíntese. Os níveis de produtividade que os vegetais conseguem alcançar são fundamentais para a sobrevivência dos organismos. Estaprodutividade primária pode ser prejudicada por vários fatores como falta de nutrientes no ambiente, por exemplo. As plantas, algas, bactérias e os fungos. A decomposição envolve liberação de energia e aconversão de substâncias orgânicas em elementos inorgânicos, processo chamado de mineralização. Os elementos inorgânicos são novamente utilizados pelas plantas, recomeçando o ciclo;
Exemplos decadeias alimentares
Ecossistema Aquático

Ecossistema Terrestre


Fluxo de matéria e energia
As plantas convertem a energia solar em energia química. Sem a radiação solar os ecossistemas são...
tracking img