cadefsa

270 palavras 2 páginas
Nanotecnologia
A nanotecnologia ganhou grande impulso a partir da década de 90, quando surgiram no mercado potentes microscópios que permitiram a visualização e a manipulação de partículas na escala nano. O diâmetro unitário dessas partículas está para o diâmetro de uma bola de futebol, assim como o diâmetro da bola está para o do planeta Terra. Quando se encontram nessa dimensão, as substâncias apresentam propriedades diferenciadas, que proporcionam características valiosas em produtos dos mais diversos segmentos industriais.
Nanotecnologia e Beleza
Os primeiros produtos que pretendiam combater as rugas limitavam-se a esfoliar a área mais superficial da epiderme, a camada córnea. Na década de 70, surgiram cremes cujas formulações continham substâncias que conseguiam penetrar na pele. Ainda assim ficavam também restritos à camada córnea. Nos anos 80, chegaram ao mercado compostos à base de alfa-hidroxiácidos, capazes de quebrar as duras moléculas de queratina, proteína responsável pela firmeza e proteção da pele. Com isso, os cremes foram ainda mais fundo. A década seguinte foi a dos lipossomas – minúsculas partículas compostas de gordura e água. Com eles, os anti-rugas atingiram o terceiro subsolo da epiderme. Suas dimensões são microscópicas, mas não pequenas o bastante para chegar à camada basal.
Hoje em dia os consumidores de cosméticos estão mais exigentes e sabem o que procuram. Nesse sentido, é fundamental que os fabricantes de cosméticos estejam atualizados na área.
Produtos providos de nanotecnologia possuem o diferencial do uso de diferentes princípios ativos, e ainda que cada um deles atinja uma camada diferente da pele por períodos prolongados. Além disso, conferem melhor hidratação e um toque suave à pele.
http://www.farmaciareativo.com/?page_id=231

Relacionados